Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Iamamoto faz uma análise do trabalho e serviço social na contemporaneidade, como o profissional e a profissão se configuraram na modernidade o que mudou para o assistente social e para oserviço social nessa nova conjuntura em que nos encontramos.
É de suma importância que nós acadêmicos do serviço social saibamos qual o verdadeiro estado da profissão e do profissional hoje.
Todaessa questão será aqui abordada.

Num primeiro ângulo a autora nos demonstra que há um momento de desafios, onde não há facilidades, porém não podemos deixar de lutar por nossos sonhos. osassistentes sociais são desafiados de várias formas. Estamos no mundo do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dostrabalhadores por sobrevivência, está cada vez mais difícil conseguir emprego, seja ele estável ou instável, aumentando assim a exclusão social de homens, mulheres, jovens, e crianças. Iamamoto explica de comoo profissional irá inserir-se nesta questão, introduzindo o serviço social nos novos tempos, a autora pressupõe que devemos romper com a visão prisioneira de dentro do serviço social, uma visãofocalista.
O assistente social hoje formula e participa de políticas públicas, como também atua na gerência e na administração das políticas sociais. Os profissionais de hoje tem que romper com a rotinainstitucional e buscar aprender o movimento da realidade para detectar possibilidades de inovações que podem ser realizadas pelo assistente social. Sabemos que não podemos resolver todos problemas domundo, mas também sabemos que iremos possibilitar ou viabilizar a solução de tais questões, evitando sempre o fatalismo; onde o que acontece ao indivíduo já estaria definido pelo destino do ser.Porque isso traz ao profissional comodismo e mediocridade a profissão. O messianismo; também devemos evitar pois O assistente social não é deus e não vai mudar o mundo.
Iamamoto nos mostra que o...
tracking img