Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor Alberto Oliva em O Primeiro Motor do Conhecimento, capítulo inicial do livro Filosofia da Ciência, explica o fator que tem impulsionado o homem pela busca do conhecimento, desde o princípio:as dificuldades que esse tem enfrentado em sua busca pela sobrevivência.
Segundo ele, o homem foi aos poucos desenvolvendo sua capacidade de dar respostas inteligentes aos problemas que surgiam.Posteriormente, a natureza humana começou a produzir e aplicar saberes benéficos à comunidade, de modo em geral. Com o tempo, o saber deixou de ser apenas uma forma de poder social e transformou-se emum modo de agir de acordo com a natureza.
A diferença entre a filosofia e a ciência, de acordo com Oliva, decorre dos diferentes métodos que essas utilizam com a finalidade de explicar o que sepassa na natureza e na sociedade.
Na ciência, por exemplo, uma teoria só é aceita, enquanto não surgir alguma evidência contraditória que a substitua, já nas artes o poder que as obras têm de seeternizar é o que caracteriza sua autenticidade.
Em Obstáculos ao Conhecimento, o autor salienta os possíveis entraves em relação ao sucesso do aprendizado e empreendimentos. De acordo com o autor, aformulação de conceitos pode ser mal feita se cercada de imprecisão e vaguidade. Toda investigação científica esta sujeita à distorção dos fatos, analise e interpretações inconsistentes.
Entre oselementos que são entraves para o conhecimento Oliva destaca: a antecipação sobre a observação, o preconceito, tornar como certo o que na verdade é apenas provável, uso descuidado da linguagem, aanalise e interpretação mal feita dos fatos e mal uso de metodologias confiáveis que impedem a geração do conhecimento.
Posteriormente, Oliva relata a definição do que é Conhecimento que, de acordo como autor, tem prevalecido à definição de conhecimento como uma crença verdadeira justificada. O questionamento permanente, posto em prática pelo cientista, evita inseguranças e emprega resultados...
tracking img