RESENHA:O que é Gordura Trans? Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um Tema para o Ensino de Química.

2187 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CAMPUS SÃO BERNARDO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS- QUÍMICA
PROF.: DR.ª LORENA C. MARTINIANO

RESENHA:
O que é Gordura Trans?
Conceitos Científicos em Destaque, Fábio Merçon
Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um Tema para o Ensino de Química.
Conceitos Científicos em Destaque, Wilmo Ernesto Francisco Junior e Wellington Francisco

NOMES: LUMARA ANTÔNIA DE LIMA SOUSA THAYLA CRISTINA VIANA LOPES

SÃO BERNARDO MARANHÃO
JANEIRO DE 2014
O que é uma Gordura Trans?
A gordura trans, também chamada de gordura vegetal hidrogenada, é usada para aumentar o prazo de validade e melhorar a consistência de alguns alimentos, no entanto, têm sido associados problemas de saúde relacionados ao seu consumo.
Glicerídeos, proteínas e lipídios são macro nutrientes presentes nos alimentos, eles têm a função de nos fornecer energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: como respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico. Além da função energética, os lípidos conferem sabor e aroma aos alimentos e, também, são fontes de substâncias essenciais ao organismo.
Os principais tipos de lipídeos são os óleos e as gorduras, a diferença entre eles é que possuem estados físicos diferentes à temperatura ambiente. Apresentam como componentes majoritários os triacilgliceróis, que são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. São também chamados de "Gorduras Neutras", ou triglicerídeos. A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente. Os lipídeos são também biomoléculas, insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos. Desempenham várias funções no organismo, como reserva de energia, combustível celular, componente estrutural das membranas biológicas, isolamento e proteção de órgãos.
A

Relacionados

  • Apostila de biologia para o concurso
    186352 palavras | 746 páginas
  • uhuuuuuuu
    57902 palavras | 232 páginas
  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas