Resenha o mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GAARDER, J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Círculo do Livro LTDA, 1991
O Mundo de Sofia é um clássico da literatura que abrange a história da filosofia de forma didática. Utiliza-se de um romance pararelatar desde a idade Média até a era Contemporânea, seguindo uma ordem cronológica e trazendo os principais filósofos de cada época e suas contribuições para a filosofia. Épocas essas divididas em:idade Antiga, Idade Média, Renascimento, Barroco, Iluminismo, Romantismo e Idade Contemporânea.
Na Idade Antiga o livro retrata os filósofos da natureza, sendo o mais conhecido Demócrito, com ateoria atomista e expoentes da filosofia como Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates propôs discussões sobre o ser humano, levando o povo a refletir; Platão com seu famoso conto da caverna e o mundo dasidéias; Aristóteles com a distinção entre forma e substância dos objetos e seres que habitam a Terra.
A Idade Média, mais longa das eras, é marcada por forte influência religiosa. Entre os filósofosdessa época se destacam São Tomas de Aquino, que “cristianizou” Aristóteles e Santo Agostino de Hipona que fez o mesmo com Platão. Viveu também nessa época a primeira filósofa, Hildegard Von Bingen,que cria na expressão divina do homem por meio da música e das artes.
No Renascimento os filósofos se ocuparam da ciência e foi uma época de apogeu cultural e como o próprio nome já diz, renascimentodas artes e da cultura da Antiguidade. Nesta época o homem é colocado novamente como o centro de tudo, antropocentrismo. A igreja começa a perder seu poder e monopólio sobre o conhecimento. O homem éfoco de interesse, há um grande interesse por anatomia. Fizeram-se importantes nessa época Francis Bacon, Michelangelo, Gutenberg, Shakespeare, Leonardo da Vinci. Em seguida vem a era Barroca, no sécXVII, marcada por vaidade e irracionalidade. Período de guerras e também do surgimento de grandes potências, como a França. Destacou-se nessa época Descartes, com sua visão sobre a separação entre...
tracking img