resenha: o monge eo executivo

Páginas: 15 (3745 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
O Monge e o Executivo

Influenciado por sua esposa Rachel, este homem após tentar desesperadamente sem êxito solucionar suas crises, decide conversar com o pastor de sua igreja que o convence a participar de um retiro onde o tema seria – A Essência da Liderança. O propósito do pastor era mandá-lo para um lugar onde ele pudesse refletir e colocar em ordem as coisas que estavam desajustadas emsua vida.
Neste local, Mosteiro Beneditino, John Daily encontraria um outro empresário americano de muito prestígio, Leonardo Hoffman que abdicou tudo, se transformando em frade por opção própria em busca de um propósito novo para sua vida.
John encontrou outras cinco pessoas participantes do retiro vindo de diferentes localidades, entretanto, tinham como denominador comum a posição deliderança em suas organizações, sendo eles: Pr. Lee, o sargento Greg, Teresa, diretora de uma escola pública, Cris, treinadora do time de basquete e Kim.
A princípio, Daily e os outros cinco que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade que lidera o encontro, vindo posteriormente aceitá-los quando percebem a vasta experiência de Hoffman sobre otema discutido. Afinal, Hoffman conquistou fama no meio empresarial por sua excelente habilidade de levantar empresas em crises, transformando-as em referencial de sucesso no mercado competitivo. O livro registra que a última realização dele no mundo dos negócios foi a restauração da empresa, a Southeast Air. Hoffman conseguiu equilibrar as contas da Southeast em período que não ultrapassou a trêsanos. Seu objetivo estava voltado na excelência de serviço e também na pontualidade dos vôos da companhia, tirando desta forma a empresa aérea falida do caos financeiro, levando-a para uma posição de respeito.
No seminário, o monge que é conhecido como Simeão, ensina que a liderança em sua base não é o poder (explicando que poder é o exercício de forçar alguém a realizar sua vontade), e sim aautoridade (que é a capacitação de levar as pessoas a realizarem de bom grado o que você apresenta), que deve ser uma meta de conquista motivada pelo amor, dedicação e sacrifício e que a autoridade é edificada sobre o alicerce identificado como serviço e sacrifício. Defende ainda que consideração e cuidado com os liderados são imprescindíveis na conduta de um líder de sucesso. Ou seja, para ser umgrande líder é necessário desenvolver o hábito de servir as pessoas, conforme modelo apresentado pelo maior Líder - Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir. - Jesus Cristo.
Além de Jesus Cristo, Simeão cita alguns exemplos mais recentes de liderança, lembrando aos participantes sobre o pequeno” Gandhi de 1.60m, indiano, que obteria a independência deseu país da Inglaterra sem uso da violência, usando somente a autoridade, Martin Luther King que provocou um impacto com o Movimento dos Direito Civis, no princípio dos anos 1960, reconhecendo que não tinha poder para realizar nada a respeito da causa que defendia, mas a exemplo de Gandhi, acreditou que se sacrificando pela causa ele atrairia a atenção da nação toda para as injustiças que sepraticavam contra a raça negra da época, outra pessoa citada foi Madre Teresa de Calcutá, sem poder, porém, com muita autoridade conseguiu impressionar e influenciar o mundo com seu jeito de lidar com as pessoas necessitadas. Simeão defende a tese que pessoas que fazem uso do poder para liderar em geral se sentem incomodadas e ameaçadas por aqueles que se apóiam na autoridade.
Os seis participantesneste seminário recebem e discutem sobre conceitos fundamentais e indispensáveis para aperfeiçoar a capacidade de liderança e os relacionamentos entre as pessoas. Descobrem a relevância de identificar e satisfazer as necessidades (e não necessariamente as vontades), dos liderados. Para melhor compreensão do assunto é colocado uma hierarquia das necessidades humanas: De cima pra baixo, (1)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha critica o monge eo executivo
  • O monge eo executivo , resposta
  • Reasumo o monge eo executivo
  • O monge eo executivo
  • O monge eo executivo , resposta
  • monge eo executivo
  • MONGE EO EXECUTIVO
  • Position Paper Monge eo Executivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!