Resenha o menino do pijama listrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
‘O Menino do Pijama Listado’ de John Boyne, conta a história de Bruno, um garoto de nove anos que vive com sua família na cidade de Berlim na Alemanha. O livro se passa na década de 40, em plena segunda guerra mundial.
Bruno não sabe tudo o que está acontecendo fora de sua casa e escola, e logo no começo do livro, é obrigado a se mudar de Berlim, por causa do emprego do pai. Bruno se muda paraPolônia com sua mãe, irmã e pai, além de sua emprega Maria.
Bruno e sua irmã Gretel não sabem o motivo da mudança, além de sua mãe explicar que o principal motivo seria o emprego importante do pai, mas não dá muitas explicações. Na nova casa, Bruno percebe a diferença que ela tem para Berlim, tanto em relação a estrutura quanto o externo. A nova casa fica em um lugar pouco movimentado, e a únicacoisa que Bruno consegue ver, da janela de seu quarto, é uma cerca, com diferentes tipos de pessoas do outro lado, usando um pijama listrado. Jovens, adultos, quanto crianças.
Cansado de não fazer nada em sua nova casa e de não entender o motivo daquela mudança repentina, Bruno começa a tentar explorar o novo ambiente, coisa que ele fazia em sua antiga casa em Berlim. Bruno não encontra muito oque explorar em casa e decide explorar o lado externo. Bruno fica interessado em saber para o que aquela cerca serve e quem são aquelas pessoas do outro lado.
Após uma longa caminhada em volta da cerca, na procura de alguma abertura, Bruno acaba encontrando uma nova descoberta. No capítulo: “O ponto que virou uma macha, que virou um vulto, que virou um menino” Bruno acaba conhecendo um meninochamada Shmuel, que também veste a mesma roupa e chapéu listrado, como os outros do outro lado da cerca. A primeira coisa que Bruno repara são seus olhos fundos, sua cor acinzentada e sua magreza. Bruno descobre que o menino também teve sua vida mudada repentinamente, após ter que sair obrigado de casa e ficar naquele campo, Bruno só não entende o porque. A amizade dos dois meninos aumenta, mesmoestando um de cada lado da cerca, sem poder brincar e sem fazer suas descobertas. Em cada encontro, Bruno levava algum tipo de comida ‘contrabandeada’ de sua cozinha, para Shmuel. Bruno também descobre que coincidentemente, os dois nasceram exatamente na mesma data: 15 de abril de 1934.
Após um ano de amizade escondida, Bruno tenta entender o porque da mudança e porque todas aquelas pessoasficam do outro lado da cerca. Com uma abordagem infantil do autor, ao se tratar do personagem ser um menino de 9 anos, ele acaba perguntando para sua irmã Gretel a respeito da cerca, ela explica que os do outro lado da cerca são Judeus e o menino não entende o que há de mal nisso, já que Bruno não sabia o que acontecia fora da sua casa e escola na época.
Ao longo do livro, o autor vai apontandofatos do que acontecia, que Bruno não entendi por ninguém explicar para o mesmo, por talvez o modo de se tratar da época, ou porque ele tinha apenas 9 anos. Seu pai era um oficial nazista, que para Bruno é apenas um soltado que usa um uniforme engomado.
O autor também escreve um capítulo sobre a visita de ‘O Fúria’, como é chamado ao longo do livro, Hitler. Em uma visita em sua antiga casa aBerlim, antes de oferecer a promoção a seu pai, que foi o motivo da repentina mudança para a Polônia.
O autor também induz uma relacionamento amoroso entre a mãe de Bruno, e o tenente Kotler, que após um período, seu pai acaba provavelmente descobrindo, sendo o motivo do sumiço do personagem na história. Sem o tenente Kotler ocupando horas do dia da mãe de Bruno, ela começa a ficar deprimida e começaa discutir com seu marido sobre a ideia de retorna a Berlim, pelo menos ela e seus filhos.
Após quase 1 ano Haja-Vista, Bruno já nem se importava tanto em voltar a Berlim como se importava antes, já não lembrava direito dos seus antigos amigos e mesmo por ser uma casa menor, no meio do nada, já tinha se acostumado com seu novo professor particular e estava feliz tendo Shmuel como amigo....
tracking img