Resenha - O Erro de Descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1724 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha:
“O Erro de Descartes” de Antônio R. Damásio tem o propósito de mostrar que a razão pode não ser tão pura quanto parece e que as emoções e sentimentos não são intrusos no seu campo e podem até estar mais ligados a ela do que se pensa.Foi descoberto que a nossa mente não seria o que é se não existisse uma interação entre o corpo e o cérebro.O livro analisa casos de pacientes que porvariados motivos sofreram danos nolobo frontal do cérebro, que está intimamente ligado a respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais.
O autor ilustra de uma maneira dinâmica o fato de que as emoções são indispensáveis para a nossa vida racional. Ele mostra algumas relações entre a biologia do corpo humano e do pensamento. São as emoções que nos fazem únicos, é o nosso comportamentoemocional que nos difere uns dos outros.
Damásio vai contra a idéia de René Descartes referente a muito famosa frase “Penso, logo existo”. Tal frase afirma que a partir do momento que percebemos nosso pensamento, passamos a existir. O autor do livro nos mostra que isso pode não ser a verdade. Para ele, o que ocorre é o inverso, isto é, a partir do momento que nosso corpo passa a existir em suaplenitude e permanece sadio é que passamos a pensar com eficiência e mantermos nossa racionalidade.
O livro começa contando parte da história de Phineas Gage, um capataz da construção civil que viveu no século XIX e aos 25 anos de idade sofreu um grave acidente enquanto explodia rochas para a construção de uma estrada. A tarefa exigia atenção e cuidado, mas devido a um descuido de sua parte, o artefatoexplodiu antes da hora e um pedaço de ferro atravessou seu crânio. Surpreendentemente, o rapaz sobreviveu e continou consciente.
Seus companheiros o levaram até o lugar onde poderia ser atendido por um médico. Um neurologista passou a acompanhar as reações e a recuperação de Gage. Para a surpresa de todos, fisicamente a recuperação foi completa. Ele podia ouvir, falar, andar, tocar, haviaapenas perdido a visão do olho esquerdo.
No entanto, amigos e familiares passaram a afirmar que “Gage deixou de ser Gage”, pois o rapaz começou a apresentar variações de caráter e de personalidade. Ele que era outrora uma pessoa moderada e equilibrada apresentou desequilíbrio emocional e de ideias, passou a ser uma pessoa irreverente e impaciente. Seu modo de agir e falar mudou completamente.
Apartir desse fato, se tornou evidente uma ligação entre uma lesão cerebral específica e uma limitação da racionalidade. Outros casos como os de Gage ocorreram, e através deles também ocorreram várias descobertas neuropsicológicas pertinentes em seres humanos e em animais.
Phineas Gage perdeu o seu emprego, não por apresentar incapacidades físicas já que havia se reestabelecido muito bem, mas por nãoser a “mesma” pessoa e não ter o mesmo caráter de antes. Para Gage, os anos após o acidente foram de muitas mudanças e instabilidade. Ele já não conseguia ficar por muito tempo no mesmo lugar, já não era mais uma pessoa independente e não teve o mesmo tipo de emprego, recompensador e estável, que tinha antes do ocorrido. Em 1961, Gage morreu aos 38 anos devido a uma convulsão contínua.
Alguns anosdepois, o neurologista que estava acompanhando o caso veio a saberda morte de Phineas Gage, e por meio de uma carta ele pediu a família que autorizasse a exumação do corpo afim de que seu crânio fosse recuperado e guardado como registro de caso. O crânio de Gage foi fundamental para completar as investigações sobre as funções do lobo frontal do cérebro. Tais investigações só foram ocorrer 120anos após a sua morte.
Damásio também retrata em seu livro outro caso semelhante ao de Phineas, o de Elliot, o qual o denomina como sendo o Phineas Gage moderno. O rapaz estava com 30 anos e era incapaz de se manter empregado. Outrora, Elliot havia sido um homem muito inteligente, competente, robusto, havia sido bom pai e bom marido. Mas sua vida começou a ter alguns declínios quando ele passou...
tracking img