Resenha: a arte de um mestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha:
A arte de um mestre

Gilvan Samico é pernambucano, nascido em Recife no ano de 1928. Com a ajuda de outros artistas fundou em 1958, oAteliê Coletivo da Sociedade e Arte Moderna do Recife SAMR. Em 1971, é convidado por Ariano Suassuna a integrar o Movimento Armorial, voltado acultura popular nordestina e a literatura de cordel. Sua xilogravura é rara, porque pode levar meses ou até um ano para ficar pronta e sua impressão étotalmente manual.

Esta exposição mostra grandes obras do artista, presente em16 gravuras, criadas e concluídas pelo próprio Gilvan Samico, que asvem criando nos últimos vinte anos. Suas obras extrai a cultura erudita, e conta histórias bíblicas além de mitos e lendas nordestinas.

Dentresuas obras apreciadas na galeria estação, encontra-se “A caça, 2003”, nela pode-se observar que o índio representa apenas um homem que tentasobreviver da caça, mas o mesmo corre o risco de ser apanhado pela ave que o observa distraído com o seu alvo. Nesse contexto não sabemos quem é opersonagem principal, se é o homem e seu objeto de caça, ou a ave que evidência o talento artístico de Samico com todos os seus detalhes.

Por fim, podemosconcluir que o artista tem sensibilidade para com os animais que sempre aparecem em suas obras, além da forma poética que usa para decorar suasgravuras, nas quais podemos constatar o seu conhecimento sobre mitos e momentos históricos do ser humano e a relação entre o homem e a natureza.
tracking img