Resenha violencia contra a mulher

[pic]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
ROZANE CARVALHO












PROTEGENDO AS MULHERES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA














TUBARÃO
2012
ROZANECARVALHO
















PROTEGENDO AS MULHERES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA



Resenha Crítica do Artigo “Educação, relações de gênero e diversidadesexual, do autor Nilson Fernandes Dinis, proposta pela Professora da Disciplina de (nome da disciplina).

Professora Roseli Pasim




TUBARÃO
2012
PROTEGENDO AS MULHERES DA VIOLÊNCIADOMÉSTICA




Além de abordar de maneira específica a violência contra a mulher, o artigo “Protegendo as mulheres da violência doméstica” também põe em pauta a violência familiar, que atinge, alémdas mulheres, os filhos, que, segundo dados de abril de 2012, divulgados pelo Ligue 180 (Central de Atendimento à mulher), em 65,9% dos casos de violência doméstica denunciados, são testemunhas doato e em 24,5% também são vítimas.
Blay (2003) afirma que a violência de gênero é um problema mundial e antigo:


AGREDIR, matar, estuprar uma mulher ou uma menina sãofatos que têm acontecido ao longo da história em praticamente todos os países ditos civilizados e dotados dos mais diferentes regimes econômicos e políticos. A magnitude da agressão, porém, varia. Émais freqüente em países de uma prevalecente cultura masculina, e menor em culturas que buscam soluções igualitárias para as diferenças de gênero. Organismos internacionais começaram a se mobilizarcontra este tipo de violência depois de 1975, quando a ONU realizou o primeiro Dia Internacional da Mulher. Mesmo assim, a Comissão de Direitos Humanos da própria ONU, apenas há dez anos, na Reunião deViena de 1993, incluiu um capítulo de denúncia e propõe medidas para coibir a violência de gênero.


A violência doméstica é um problema social que afeta todas as camadas da sociedade e...
tracking img