RESENHA VINCULOS DO INDIVIDUO COM O TRABALHO E COM A ORGANIZACAO HOSPITALIDADE final

4211 palavras 17 páginas
RESENHA
Vínculos do Indivíduo com o Trabalho e com a Organização & Comprometimento Organizacional: Um estudo de caso no sector de governanca hoteleira, da revista Hospitalidade

A presente resenha é referente a disciplina de Recrutamento, Selecção e Retenção de Pessoas e ainda o artigo Comprometimento Organizacional: Um estudo de caso no sector de governanca hoteleira, da revista Hospitalidade.

A resenha versa essencialmente sobre o capítulo 9 do autor: ZANELLI, José C. (org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil e ainda sobre o artigo Comprometimento Organizacional: Um estudo de caso no sector de governanca hoteleira, da revista Hospitalidade, da autoria de VIDAL, Mariana e SIMONETTI, Vera.

Vínculo do individuo com o trabalho e com a organização
Segundo os autores Zanelli, J (2004) - Desde o nascimento do individuo e ao longo do seu percurso de vida, este estabelece diferentes vínculos com pessoas, grupos, instituições, partidos políticos, ideologias, objectos e até locais geográficos de entre outros. Neste sentido, surgem várias teorias que procuram explicar o vínculo do individuo com a organização e com o trabalho, embora se saiba que os vínculos de um individuo com o trabalho que realiza em uma dada organização estão relacionados com o vínculo desse individuo com a própria organização.
Este texto tem como objectivos apresentar as bases teóricas oriundas da psicologia, da sociologia e da filosofia que fazem referencia ao processo de interacção entre individuo-trabalho e individuo-organização destacando-se os sentimentos, atitudes e as cognições que emergem dessa relação e por outro lado, visa descrever as consequências para as organizações dos diferentes vínculos que seus funcionários desenvolvem com ela e com o trabalho que nela realizam.
VÍNCULOS COM O TRABALHO
Satisfação e envolvimento com o trabalho surgem como factores para medir os níveis de produtividade e desempenho nas organizações, taxas de absenteísmo e rotatividade no trabalho e

Relacionados

  • Pcn ensino medio
    99836 palavras | 400 páginas