Resenha vidas secas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vidas Secas
Graciliano Ramos
O livro Vidas Secas de Graciliano Ramos retrata a história de uma família de retirantes, que estão fugindo da seca do sertão nordestino. Fabiano o pai, Sinhá Vitória amãe, os dois filhos do casal, filho mais novo e filho mais velhos assim chamados, a cachorra baleia que é tratada como gente e um papagaio que foi morto para matar a fome da família. Essa família porsua vez sempre sofreu, passando fome, tristeza e muita necessidade.
Podemos comparar essa família de retirantes com as famílias brasileiras que hoje vivem no sertão nordestino e de forma miserávelsofrendo com a seca, e muitas dessas famílias vão em busca de vida nova em outras regiões. Onde algumas conseguem trabalho e dar o necessário para a sobrevivência de sua família. Mas muitas nãoconseguem trabalho e assim vivem mendigando pelas ruas.
Após terem caminhado muito, todos estavam muito famintos e cansados e também estavam desnutridos e francos, com ossos saltados, rachaduras nos pés, ecom vários ferimentos causados pela viagem cansativa e pela seca. Resolveram parar em baixo de um juazeiro para descansar, baleia a cachorra acabou avistando um preá que serviu para matar a fome detoda família.
Com todos esses acontecimentos, ele acabaram chegando em uma fazenda abandonada e ali ficaram. Fabiano e sua família se apossaram da casa, pois não tinham onde ficar. Com o tempo a chuvachegou e também um ar de vida nova. E também o dono da propriedade que expulsa os retirantes de lá, Fabiano sente uma grande tristeza e com isso acaba implorando para o fazendeiro dar um emprego a elena fazenda, o fazendeiro aceita. E Fabiano vira o vaqueiro.
Mesmo Fabiano tendo o emprego de vaqueiro, tendo casa para morar, ele não se sente satisfeito com sua vida, pois aquela não era sua casa,não estava trabalhando em sua terra, nada era seu, como só tem a posse e não a propriedade dos meios de produção, Fabiano não se sente pertencente ao lugar onde está. Tem a consciência de que logo,...
tracking img