Resenha vidas secas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: “Vidas Secas”

Graciliano Ramos



O livro composto por treze capítulos, apresenta uma narrativa, que se classifica entre o conto e o romance, fala do drama do retirante, Fabiano o chefe da família, homem grosseiro e quase incapaz de expressar seu sentimentos com palavras; Sinhá Vitória sua mulher com um nível intelectual um pouco superior ao do marido, que a admira por isto; Omenino mais novo, quer realizar algo para ser igual ao pai e despertar a admiração do irmão e da Baleia, a cadela. O menino mais velho, sente curiosidade pela palavra "inferno" e procura se esclarecer com a mãe, já que o pai é incapaz de poder explicar pela grosseiria e falta de tato para com as coisas intelectuaus.
A cadela, Baleia, e o papagaio completam o grupo de retirantes, na narrativa querepresentando a sociedade local, na história, estão o soldado amarelo, corrupto e arbitrário, impõe-se ao indefeso Fabiano que o respeita por ser representante do governo, Tomás da Bolandeira, dono da fazenda, onde a família se abrigou durante uma tempestade, e homem poderoso da região que impõe sua vontade.
No primeiro capítulo Mudança, se dá o inicio da retirada, cita o livro:"Os infelizes tinhamcaminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos." Tocados pela seca chegam a uma fazenda abandonada e fazem uma fogueira. A cachorra traz um preá: "Levantaram-se todos gritando. O menino mais velho esfregou as pálpebras, afastando pedaços de sonho. Sinhá Vitória beijava o focinho de Baleia, e como o focinho estava ensangüentado, lambia o sangue e tirava proveito do beijo," este capítulo fala daterra seca e do sofrimento.
No segundoo capítulo Fabiano, a comunicação é rara e ocorre quando o pai ralha com o filho e esse procedimento é uma constante no livro. Os filhos de Fabiano não tem nome na narrativa , o autor faz isso, para evidenciar a vida sem sentido e sem sonhos do retirante. "Ainda na véspera eram seis viventes, contando com o papagaio. Coitado, morrera na areia do rio, ondehaviam descansado, à beira duma poça: a fome apertara demais os retirantes e por ali não existia sinal de comida. Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo, e não guardava lembrança disto." Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho, entocara - se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado." Contente dizia a si mesmo: "Você é um bicho, Fabiano."Mostra o homem embrutecido, mas capaz de auto-análise. Tem consciência de suas limitações e admira quem sabe se expressar. "Admirava as palavras compridas da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas."
No terceiro capítulo, Cadeia, fala do momento na feira da cidade em que o soldado convida Fabiano para jogar baralho e depoisdesentende-se com ele e o prende arbitrariamente. A figura do soldado amarelo simboliza o governo e, com isto, o autor quer passar a idéia de que não é só a seca que faz do retirante um bicho, mas também as arbitrariedades cometidas pela autoridade. Ao fim do capítulo ele toma consciência de que está irremediavelmente vencidodo e sem ilusões com relação á sorte de seus filhos. "Sinha Vitória dormia mal nacama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um patrão invisível, seriam pisados, maltratados, machucados por um soldado amarelo.
Sinhá Vitória Enquanto o marido aspira um dia saber expressar-se convenientemente, a mulher deseja apenas possuir uma cama de couro igual a do seu Tomás da bolandeira, fazendeiro poderoso que é uma referência. Elarecorda a viagem, a morte do papagaio, o medo da seca. A presença do marido lhe dá segurança.
O Menino Mais Novo Quer ser igual ao pai que domou uma égua e tenta montar no bode caindo e sendo motivo de chacota de irmão e da Baleia. O sonho do menino é uma forma de resistência ao embrutecimento, tal como a mãe que sonha com a cama de lastro de couro.
As aspirações da família são cada vez mais...
tracking img