Resenha um modelo informacional para empresas multiplanta

1084 palavras 5 páginas
Resenha
Bibliografia: Matos Dias, Rogério; Antonio Jóia, Luiz
UM MODELO INFORMACIONAL PARA EMPRESAS MULTIPLANTA
Revista de Administração Faces Journal, vol. 5, núm. 3, septiembre-diciembre, 2006, pp. 65-84
Universidade FUMEC Minas Gerais, Brasil

Apresentação da obra:
Estrutura da obra: o texto apresenta um estudo sobre o modelo informacional em sistemas de planejamento e controle em organizações de caráter multiplanta. Estrutura-se em tópicos e utiliza o recurso de gráficos no decorrer da sua explicação.

Descrição do conteúdo: os autores iniciam a apresentação do conteúdo explanando o conceito e as características dos sistemas de planejamento e controle de caráter multiplanta. Expõem o caminho metodológico que foi seguido, pesquisa de caso com viés explanatório e pesquisa-ação, e pontua a instituição industrial em que se realizou o trabalho, a empresa Rio Doce Manganês S.A., subsidiária da Cia. Vale do Rio Doce.
No decorrer da contextualização os autores utilizam-se de diversos conceitos de logística e apontam características que se modificaram ao longo dos anos. Apresentam também a relevância da tecnologia de informação na configuração do processo logístico. Caracterizam a dinâmica dos sistemas logísticos em empresas Multiplanta baseados principalmente em Fleury (2000). Discorrem acerca do planejamento e controle de produção e seus sistemas informacionais, ressaltando a importância do PCP como medida preventiva e organizacional do processo de administração da produção, e sobre os sistemas de informação que dão suporte na tomada de decisões em todos os níveis: estratégico, tático e operacional sem deixar de observar as perspectivas futuras de curto, médio e longo prazo.
Os métodos de pesquisa, estudo de caso e pesquisa-ação, são aprofundados e contextualizados, juntamente com a descrição do modelo informacional, ou seja, os autores iniciam a apresentação dos dados coletados relevantes no cenário dos processos de planejamento e controle da produção

Relacionados

  • dfghdd
    113636 palavras | 455 páginas