Resenha tropa de elite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera
Curso de Serviço Social

Prof. (nome do professor)
Psicologia e Serviço Social

Atividades Práticas Supervisionadas

Relatório Final
Análise do Filme Tropa de Elite

ACADÊMICOS:

É importante pensar que esse filme aborda, em alguma medida, a realidade do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, que já é uma história antiga no Brasil, mas que muitas vezes énegligenciada sob o ponto de vista das organizações policiais. Há inúmeros filmes do lado de quem está na favela, mas pouco na visão de quem teoricamente combate o crime nesses lugares. Ou seja, o próprio papel das organizações policiais, que aí sim há uma crítica que pode ser feita que os aborda como não corruptíveis durante o tempo todo. Isso não é verdade, principalmente no que diz respeito à organizaçãopolicial.
Outro ponto relevante nesse filme que não deve ser deixado pra trás é o papel da classe média/alta no processo do tráfico de drogas que vem sido negligenciado há muitos anos pela sociedade e, principalmente, na abordagem da mídia sobre esse filme, como se tráfico fosse “coisa só de favelado”.
O filme relata a vida dura dos policiais do BOPE, e a podridão que é o sistema policial nacidade. Em resumo, ele descreve uma realidade lamentável da cidade “maravilhosa”, onde todo o sistema funciona para se perpetuar, incluindo policiais corruptos, traficantes, políticos e consumidores de drogas da classe média e alta. Mostra também um Capitão vivendo angústias pessoais, ausente em sua família e ponta firme em seu trabalho.
A tropa de elite da PM é tratada como um pequeno grupo aindablindado contra a corrupção que devorou o restante da polícia, graças provavelmente ao sentimento de honra de seus membros, não colabora nem um pouco com a adoção de práticas corretas no combate ao crime. A realidade do BOPE é: guerra é guerra. E o Rio vive, especialmente nesses locais, uma verdadeira guerra civil, com a total ausência do império da lei.
O Capitão Nascimento mostra ao público,quando desabafa que está de “saco cheio” de ter que subir morro e ver as crianças que morrem por conta do tráfico só porque os “playboys” querem enrolar um baseado. Ele é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão “apaziguar” o Morro do Turano por um motivo que ele considera insensato, o Papa vai passar a noite por lá.
Capitão Nascimento tem de cumprir toda e qualquer missão quelhe é dada, mas ele, pelo fato de estar cansado, busca um substituto, sua mulher está no final da gravidez e lhe pede pra sair da linha de frente do batalhão.
Pressionado, o capitão sente os efeitos do estresse, neste clima é chamado para mais uma emergência no morro, estava acontecendo um tiroteio em meio a um baile funk, Nascimento e sua equipe têm de resgatar dois aspirantes a oficiais da PM,Neto e Matias. Que ao conhecerem este grupo da polícia, se inscrevem para o curso de formação da tropa de elite.
A fama de honestos e cheios de energia dos dois jovens já chegou ao batalhão, que os admite no curso, chefiado por Nascimento, Neto se destacava pela coragem, e Matias pela sua inteligência.
No entanto a escolha foi muito difícil, e quando o capitão se resolveu e escolheu Neto paraseu substituto, ele morre fazendo um favor que era para seu amigo Matias fazer.
Com isto, Nascimento perdeu as esperanças em relação a um novo substituto, até que percebe um novo instinto em Matias, ele passou a demonstrar mais ação e inteligência e junto com Nascimento, os dois sobrem o morro para vingar a morte de Neto, e Baiano ( o assassino mandante e atuante da ação) foi morto pelas mãos deMatias com uma arma de calibre doze a queima roupa na parte do rosto.
Após esta demonstração Nascimento com certeza não teve mais dúvida de que Matias estava apto para assumir tal cargo com muita inteligência, responsabilidade e ação.
Cultura São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais...
tracking img