Resenha texto bsc em cooperativas da unimed

749 palavras 3 páginas
Implementação do BSC na Unimed Alto Jacuí
De acordo com a OCB(2003), o sistema Unimed é composto por 365 cooperativas médicas, entre Singulares, Federações e Confederações.
A Unimed Alto Jacuí nasceu do desejo de alguns médicos da região que visualizaram desenvolver uma medicina acessível que fosse de encontro às necessidades da população local.
Por isso decidiram buscar a implementação do BSC (Balanced Scorecard) que de acordo com Kaplan; Norton (1997) é uma maneira diferente para realizar a gestão estratégica das empresas, pois ela mede não somente a gestão finceira como também outros processos de gestão.
O BSC está ligado diretamente ao planejamento estratégico e tem diversas definições. A definição mais simples foi ditada por Peter Drucker (1984); o planejamento empresarial é um processo permanente de tomada de decisões empresariais em bases sistemáticas, preparar programas de execução e comparar os resultados aos programas.
O controle gerencial dos resultados é assegurar que o planejamento estratégico seja cumprido. Algumas empresas inovadoras utilizam o BSC em longo prazo para viabilizar processos críticos no sistema de gestão estratégica.
Essas empresas inovadoras criam um circulo virtuoso para a ação estratégica que são:
- Esclarecendo e Traduzindo a visão é a Estratégia
- Comunicando e Estabelecendo Vinculações
- Planejamento e Estabelecimento de Metas
- Feedback e Aprendizado Estratégico.
Esse sistema do BSC é uma ferramenta para acompanhar e comunicar aos funcionários sobre os valores de sucesso atual e futuro, portanto o mesmo busca sempre a melhoria dos processos, pois tudo devem ser avaliados e mensurados.
Para Kaplan; Norton (1997) os objetivos financeiros da empresa devem derivar de sua estratégia e devem atuar como foco dirigido para os objetivos e indicadores das demais perspectivas do BSC. Sendo assim alguns indicadores foram selecionados conforme descritos abaixo:
- Dimensão Financeira;
- Mercado e Clientes;
- Gestão de

Relacionados

  • Livro Responsabilidade Social
    164085 palavras | 657 páginas
  • Ppc Cst Em Marketing Ead Unesa
    121528 palavras | 487 páginas
  • Trabalho
    51200 palavras | 205 páginas