Resenha sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao abordar sobre a aplicação da sustentabilidade por empresas no artigo Porque a sustentabilidade é hoje o maior motor da inovação, os autores Ram Nidumolo, C. K. Prahalad e M. R. Rangaswami identificaram e relataram a importância de buscar alternativas que sejam ambientalmente corretas hoje, para se adiantar a um futuro aonde necessariamente as empresas deverão respeitar a sustentabilidade. Osautores afirmam que ainda existem muitas empresas que acreditam que se fabricarem seus produtos e pensarem de forma ecológica perderão sua competitividade. Estas empresas afirmam existir uma séria de vantagens, tais como ser mais caros que os não sustentáveis, os fornecedores não garantem insumos verdes, matéria-prima sustentável poderia exigir novos equipamentos, e por fim, o cliente final nãoestaria disposto a pagar mais caro por causa destes itens relacionados. Contudo, os autores mostram as vantagens de ser sustentável, e o processo para se obter sucesso nesta transição de pensamento e estratégia.
Através de um estudo feito com empresas que buscam ser corretas ambientalmente, os autores separaram em cinco etapas o processo para a busca pela sustentabilidade. Primeiramente énecessário encarar respeito a normas como oportunidade, depois tornar a cadeia de valor sustentável, para então criar produtos e serviços sustentáveis, novos modelos de negócios e, por fim, criar plataformas de próximas práticas.
Também foram informadas regras consideradas como bem simples pelos autores para ser sustentável. Elas são baseadas por não começar pela sua atual posição, focando no futuro; antesde fazer investimentos, aprenda sobre a sustentabilidade; reveja as táticas e reavalie as metas, pois podem ser necessárias mudanças; crie recursos de colaboração, através de novos mecanismos e desenvolvimento de processos e pessoas; use a presença mundial para experimentar a aplicação da sustentabilidade, pois existem países que apoiam e incentivam a sustentabilidade.
Para demonstrar um exemploverde, foram relatadas as ações da multinacional Walmart, que também vem se preocupando com o meio ambiente, realizando ações em diferentes países. No artigo são explorados projetos da Walmart no Brasil e na China que, através desta estratégia, a multinacional tem buscado reduzir os impactos ambientais que o planeta está sofrendo. Outra empresa que serviu de exemplo foi a Nokia, que no artigo osautores mostram como ela realizou ações para coletar e reciclar celulares que não estão mais sendo utilizados.
Ao passo de salientar a importância de poluir menos, são trazidas formas de gerar energia de forma ecológica, projetos que estão em experimentação. Estes projetos, tais como turbinas eólicas presas em balões ou usar a energia das ondas para girar geradores de energia. Estes exemplosrepresentam a inovação em projetos que está sendo estudada há décadas, em busca de um mundo cada vez mais sustentável.

2 - DESCIÇÃO DO ASSUNTO E APRECIAÇÃO CRÍTICA

No artigo os autores trouxeram a informação sobre as cinco etapas para ser uma empresa sustentável. Estas etapas foram identificadas a partir de um estudo feito com trinta empresas de grande porto que já utilizam práticassustentáveis. Neste processo, identificou-se que o primeiro estágio era o de respeitar as normas de maneira a serem uma oportunidade, e não somente regras que precisam ser compridas. Deste modo, seria garantido que seguir a conformidade das regras traria também uma oportunidade de buscar a inovação em uma tendência que, cedo ou tarde, será obrigatória. Ao passo disto, esta etapa engloba também a capacidade debuscar oportunidades de inovação nos produtos, processos e relacionamentos com a rede, podendo inclusive ser parceiro de um concorrente por uma causa ambiental comum.
No segundo estágio as empresas precisam tornar a cadeia de valor sustentável, de modo a reduzir a utilização de insumos não renováveis como carvão e petróleo, assim como reduzir os insumos renováveis, como água e madeira. É...
tracking img