Resenha sobre o livro a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TZU, Sun Tzu. A arte da Guerra . São Paulo: Pandorga, 2011.

O livro A arte da guerra foi escrito por Sun Tzu, nesta brilhante obra Sun Tzu ensina várias táticas e planejamentos que devem serutilizados para se vencer uma batalha, técnicas estas que podem fazer um exército de qualquer numero de soldados vencer um exército em outra quantidade, desde que seus ensinamentos sejam aplicadoscorretamente, para um equilíbrio mesmo que a situação só traga desigualdade.
Em suma, Sun Tzu prova que a inteligência vence a força, dentre seus princípios Tzu diz que a grande arte da guerra implica emanalisar a situação com base em cinco fatores: Caminho, Clima, Terra, Líder, e Métodos, e para prever o resultado de uma guerra é necessário comparar os dois lados e avaliar suas forças, utilizandofatores que ele mesmo apresenta na constituição do livro.
Sun Tzu disse:
“Para conseguir que a força de seu exército seja semelhante a de uma pedra de moinho chocando-se contra um ovo,utilize a ciência dos pontos fracos e pontos fortes”
“ Na arte da guerra a melhor opção é tomar o país inimigo intacto, esmagar um país é apenas a segunda melhor opção”.
Sun Tzu prega que para teruma boa batalha a seu favor tu tens que conhwecer a ti mesmo e ao oponente. Ele explicita notavelmente isso nessa frase: “Conhece-te a ti mesmo, conhece teu inimigo. Tua vitória jamais correrá risco.Conhece o lugar, conhece o tempo. Então, tua vitória será total.”
Uma das maiores verdades que ele retrata é que: “Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização.”A compreensão de tal conceito está ligada intimamente à forma de disciplina empregada por Sun Tsu, muito rígida e pontual, se alguns de seus conceitos de disciplina fossem utilizados em nossasociedade teríamos um ganho considerável de organização , claro, utilizando de adaptações, pois na época dele a punição exemplar com a morte era prática a se considerar , hoje isso não é mais tolerável....
tracking img