Resenha sobre the corporation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Graduação em Artes Visuais
CAMILA SARDINHA GALLUCCI

Resenha sobre o filme “The Corporation”

SÃO PAULO
2013
Qual a ideia de mundo contemporâneo o filme “The Corporation” apresenta?

É interessantíssimo e fundamental analisar e refletir sobre o que de fato é a ideia de Mundo Contemporâneo ao se falar ou mesmo querer entender a Arte Contemporânea.
Neste sentido, odocumentário “The Corporation” ou “A corporação” nos auxilia bastante e trás questões e até mesmo algumas provocações ao seu público alvo a respeito do que se entende atualmente por Corporações e por Capitalismo. Afinal, o que são e quais são os papéis dessas corporações? Como elas agem e quais são os efeitos das suas “ações” que a população acaba por sentir no seu cotidiano? Como essa ideia surgiu? Estas eoutras questões surgem durante o filme e nos convocam o tempo todo a pensar sobre este mundo globalizado e corporativizado em que vivemos e quais são as suas principais incidências sobre o nosso cotidiano.
Muitas vezes olhamos uma obra de arte contemporânea e não a compreendemos. Então, passamos a colocar tal obra num lugar muito complicado: daquilo que é incompreensível e até mesmo inútil. Nãofazemos qualquer julgamento sobre a nossa conduta frente às obras de arte contemporânea, simplesmente a deixamos de lado ou voltamos todos os nossos olhares a outros tipos de arte que nos coloque num outro lugar mais tranquilizador: o da “compreensão”. Mas o que será que de fato nós não conseguimos compreender nestas obras? A obra em si ou o seu significado e a sua contextualização?
A impressãoque se tem é que as pessoas estão sendo “devoradas” por esse tal “mundo contemporâneo e capitalizado” de tal forma que qualquer tentativa de entendê-lo acaba sendo diluída por algo que é muito maior do que os olhos humanos são capazes de enxergar. E o reflexo disso tudo nas pessoas é uma sensação de incompletude, incompreensão total do mundo em que vivemos e a sensação de que este nosso mundo,ou a ideia que temos dele está por um fio. E de fato está mesmo!
Este filme proporciona um encontro com tudo àquilo que nossos olhos não podem ver. Para as pessoas mais “sensíveis” é um verdadeiro “soco no estômago”. E ao terminar de assistir, o que resta ao espectador? Bom, restam sem dúvidas, muitas indagações, indignações e reflexões sobre esse mundo quase que paralelo e psicopático quepertencem às corporações. Além de muitas incertezas sobre o futuro do nosso mundo contemporâneo.
Compreender a corporação como uma “pessoa” jurídica, garante a ela uma série de “direitos” com relação à 14ª ementa norte-americana, que organiza os bens e as propriedades dos americanos e dos negros ex-escravos. Ora, se ela “é” uma pessoa, ela também tem “direito” a essa ementa e teve! Pois ao entraremcom recursos na justiça americana, as corporações ganharam. Isso abre margem a uma série de complicações morais e éticas. Mas, ao refletirmos sobre isso podemos questionar: se uma corporação é uma pessoa, porque de fato há a dificuldade em se processar esta corporação, como em casos de uso da mão de obra infantil, por exemplo? Como pode ela ganhar um recurso onde ela se “reivindica” como uma“pessoa” e em outro momento, onde se tem provado o uso de mão de obra infantil, não se tem quem processar? De fato, os acionistas ficam bem protegidos e imunes de sofrerem qualquer tipo de consequência por qualquer ato amoral da corporação em que é acionista! Seria isso uma verdadeira tacada de “mestre”? Talvez!
De fato, temos um panorama nada animador sobre tais empresas corporativas. Suas ações nãotêm limites e para alcançarem uma boa margem de lucros, são capazes de tudo! As normas sociais, as leis, o cuidado e a percepção sobre as pessoas que trabalham para estas empresas e até mesmo os danos com relação ao meio ambiente e para a sociedade não são levados em consideração. Tudo se manipula e se adequa às SUAS normas, leis e regras e ela organiza e adequa tudo a seu favor. Realmente se...
tracking img