RESENHA SOBRE OLGA VERDERESE

956 palavras 4 páginas
1.INTRODUÇÃO
Olga Verderese é considerada um dos ícones da Enfermagem brasileira pelo seu eficiente desempenho e atuação com a mesma. A paulista é filha de professora e desfrutou de um ambiente estimulante.Cursou a Escola Normal e lecionou por algum tempo, porém desejava algo mais. Se interessou pela Enfermagem, mas sua família era contra a este projeto, porque ela teria que se mudar para o Rio de Janeiro. Conseguiu convencer a sua família quanto ao projeto de cursar Enfermagem quando foi criada em São Paulo a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo(USP). Ingressou na graduação no ano de 1944, sendo aluna da segunda turma da Escola de Enfermagem(USP).
2.OLGA VERDERESE
Nasceu no dia 19 de Novembro de 1917, na cidade de Piracicaba, interior paulista. De 1944 a1947 cursou Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo,recém formada no ano de 1947, recebeu um convite de Haydée Guanais Dourado para organizar o Serviço de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade da Bahia, era uma grande responsabilidade que assumia e fez com destreza,por esta atuação tornou-se Vice-Diretora da mesma. Ainda na Bahia organizou a Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas (ABED) – Seção Bahia.
Retornando a São Paulo no ano de 1950, trabalhou como Enfermeira- chefe da Clínica Cirúrgica no Hospital das Clínicas. Neste mesmo ano recebeu a incumbência de participar da criação da Escola de Enfermagem no Rio Grande do Sul. Foi Presidente da Associação de Enfermeiras Diplomadas (ABED) – Seção Rio Grande do Sul.
Em 1951 acontece a aula inaugural da Escola de Enfermagem do Rio grande do Sul, Olga Verderese e sua irmã Maria de Lourdes Verderese, que também é enfermeira, dirigem a Escola de Enfermagem até 1956. Ainda exercendo o cargo de Vice-Diretora da Escola de Enfermagem do Rio Grande do Sul, Olga foi para os Estados Unidos, onde cursou o Bachelor Science-Columbia University em N.York, enquanto fazia o curso, ela colaborou com uma pesquisadora

Relacionados