Resenha sobre historia do radio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: História e influência do rádio

O rádio foi inaugurado em 1922, mas tinham poucos aparelhos ( e portanto era muito caro), localizados em clubes, que na minha opinião foi uma grande idéiados fundadores. As propagandas pagas eram proibidas, e portanto o rádio se sustentava com as mensalidades de quem frequentava esses clubes. O conteúdo dos programas eram voltados para a elite, portantoera comum ouvir músicas clássicas, poesias e palestras culturais. A situação do rádio mudou mesmo em 1932, quando a propaganda paga foi autorizada, pois os políticos começaram a investir no rádiopara ganhar votos e as empresas para divulgar seus produtos. Ambos utilizavam bastante os jingles, que logo viravam mania entre os ouvintes. Portanto, é possível perceber que a elite passa a entender queos veículos de comunicação deveriam servir para que eles tivessem benefícios sobre as classes mais baixas, e não apenas para entrete-los. Para atrair esse público, os programas passaram a ser maispopulares. O programa “ Guerras dos mundo” demonstrou o quanto um veículo de comunicação pode manipular seus espectadores, e foi sem dúvida um marco que ficará para sempre na história.
A época de ourodo rádio foi as décadas de 40 e 50: os aparelhos ficaram mais baratos e surgiram famosos programas de rádio, como por exemplo a “ Hora do Brasil” onde os políticos passavam suas ideologias, e a “Rádio Nacional” que passava programas bem populares, incluindo as novelas que faziam um grande sucesso. Outro fator que ajudou na popularização efetiva do rádio foi o surgimento do jornalismo. Interessadasna situação da guerra, as pessoas ouviam as notícias transmitidas pelo reporter écio com esperança de que fossem tranquilizantes.
Nos anos 60 e 70 a televisão já era bem popular, e “ tudo indicavaque o rádio perderia público, no entanto não foi o que aconteceu” ( pág 150). O transitor deixou o rádio mais barato e prático, além do surgimento da programação radiofônica. A música popular...
tracking img