Resenha sobre artigo - estresse em estudantes de engenharoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BRASILEIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

FELIPE CAMPOS
PAULO JOSÉ
PAULO LUIZ
PABLO PORTO
VALCLÉCIO

RESENHA:
ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA

VITÓRIA - ES
2012

ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA
A ideia de desenvolver esta pesquisa se deve ao grande número de bons alunos da engenharia que estão desmotivados e sem energia para desenvolverem suastarefas, resultando assim numa grande evasão escolar. Os alunos se sobrecarregam com demasiadas tarefas e acabam não dando conta de tudo, o que leva a inferioridade dos outros. Acreditando ser um problema somente seu, os alunos acabam se envergonhando perante aos outros. A presente pesquisa tem como objetivo detectar a presença de estresse nos estudantes de engenharia matriculados numa faculdade nacidade de Curitiba.
Temos como meta, identificar os níveis de estresse dos estudantes da engenharia, nos objetivos específicos, e sociodemograficamente caracteriza-los.
Ao longo da pesquisa, falamos sobre a caracterização de estresse, onde aludimos sobre sua origem, sobre a distinção entre agente estressor e estresse, assim como transitamos pela noção de eustresse e distresse e discutimossucintamente as fases do estresse.
Em seguida, passamos pelas atividades dos alunos de Engenharia, as quais são divididas em acadêmicas, sociais, recreativas e profissionais.
Logo depois, caracterizamos os possíveis fatores de estresse no curso, e por fim, abordarmos o processo de construção da identidade profissional.
Contudo, a informação e o conhecimento obtidos do resultado final deste trabalhopermitirão aos estudantes, mobilizarem-se para ações que visem à diminuição ou controle dos fatores estressantes, assim como a procura de uma melhor qualidade de vida.

A palavra estresse ate o século XVII, era usada como sinônimo de cansaço e fadiga. No século XVIII esse termo foi utilizado para referir-se às reações que produziam um colapso. O endocrinologista, responsável pelo termo estresse nomeio científico, definiu-o como uma resposta orgânica não específica para situações estressoras ao organismo. Houve grande interesse por estudos sobre estresse principalmente após a segunda guerra mundial, pois perceberam que os transtornos apresentados pelos soldados não tinham origem somente nas condições físicas mais também nas pressões psicológicas. Segundo a teoria a fase de evolução doestresse depende do individuo e os eventos estressores.
Existem quatro fases do estresse que são: a) A fase de alerta, conhecida como a fase que o organismo se mobiliza pra lutar ou para fugir; b) As fases de resistência, nesta fase, surgem às primeiras consequências do estresse, são elas; perda de concentração, instabilidade emocional, depressão, palpitações cardíaca, entre outras; c) Esta fase elaé caracterizada pelo enfraquecimento do sujeito. Assim se inicia o processo de adoecimento da pessoa e os órgãos passam a mostrar sinais de deterioração; d) Por fim vem à fase da exaustão, que acontece quando há um rompimento do mecanismo de adaptação do organismo e do sujeito, não mais tendo forças para combatê-los, fica ainda mais comprometido seu estado físico e psicológico.
Os alunos deEngenharia têm diversas atividades, como acadêmicas, sociais, recreativas e profissionais. Essas atividades tomam muito o tempo, faltando assim aos estudantes à maturidade para entender determinados assuntos, que irão exigir dedicação e persistência em uma sociedade imediatista.
Pois os mesmos envolvem, o estudo das diferentes disciplinas que esta cursando, trabalhos, pesquisas, o convívio social comos colegas, professores, varias outras pessoas, ajudando assim na busca do seu espaço.
As atividades recreativas que estão relacionadas ao esporte e cultura, geralmente são deixadas em segundo plano nas matrizes curriculares, mas as atividades complementares foram introduzidas abrangendo atividades de formação social, humana e cultural (entre as quais, atividades esportivas).
As atividades...
tracking img