Negros em mato grosso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEGROS EM MATO GROSSO

Em Mato Grosso, os dados do IBGE-2001 mostram que do total da população de 2.505.254 a maioria, 1.341.907 ou 53,6%, são negros, porcentagem acima da média nacional, caracterizando-o o segundo Estado brasileiro com o maior número de pessoas que se declaram negras. Já na grande Cuiabá, a SEPLAN/TRE-2004 mostra que a população negra é de 65%, e aponta que 56,95% da populaçãodo estado se auto-reconhece como negra.
Em municípios como Poconé, Acorizal, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Jangada, Rosário Oeste e Santo Antonio de Leverger, a população negra ultrapassa dos 80%, demonstrando uma heterogeneidade na composição populacional e contrariando a idéia comum de concentração de negros restrita aos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Nossa Senhora doLivramento.
Outros apontamentos como os apresentados pela Fundação de Promoção Social do Estado de Mato Grosso–PROSOL(5) revelam que o Estado possui uma população de 3.500 quilombolas, concentrados em 13 Comunidades de 04 municípios – Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Vila Bela da Santíssima
Trindade -. Comunidades estas remanescentes visíveis da resistência e da lutados negros no Estado até os dias de hoje. Esses dados mostram ainda que as dificuldades enfrentadas por essa população vão desde a educação, perpassando pela área da saúde, da alimentação, do saneamento básico, água potável, energia, moradia e demais entraves quedemonstram a fragilidade de políticas públicas no atendimento às demandas dessa população.
Os dados do PNAD/2001 (Pesquisa Nacional porAmostragem de Domicílios) indicam que a proporção de domicílios urbanos chefiados por brancos é maior que a chefiada por negros. Em relação às desigualdades raciais entre esses domicílios, o acesso aos bens se dão também de forma desigual. Exemplo: Os domicílios chefiados por brancos, possuem mais acesso a telefone fixo, máquina de lavar, freezer e ao uso de computador. A renda domiciliarper-capta média dos brancos em Mato Grosso, é quase o dobro da dos negros: R$ 408,02 x R$ 213,64. Com relação aos empregos precários em Mato Grosso o PNAD revela ainda que os negros são majoritários na ocupação de postos de trabalhos precários. Dos 481.000 trabalhadores nesses tipos de ocupações, cerca de 66% são negros. Conforme as análises de Saldanha (2005), seja qual for a linha de pobreza adotada,se sua aproximação for realizada por insuficiência de renda, os negros serão sobre-representados entre os pobres de Mato Grosso.

AS DESIGUALDADES RACIAIS NA EDUCAÇAO
Na educação, as desigualdades se apresentam da mesma forma como nas outras instâncias da sociedade, pois a escola acaba refletindo as tramas sociais existentes no espaço macro da sociedade e, portanto, reforçando o racismo. Aescola é um espaço sócio-cultural por excelência, onde é possível o encontro de diferentes presenças. Espaço marcado por símbolos, rituais, crenças, culturas e valores diversos, bem como é também o espaço onde se dá a contextura humana, caminho profícuo à formação de uma concepção de humanidade que leve em conta o pluralismo, o respeito às diferenças e a integração da diversidade cultural.
Dadosreferentes ao período de 1992 a 2001, sobre desigualdades raciais no Brasil, apontam que Mato Grosso, embora tenha declaradamente uma população negra superior a 50% na faixa etária dos 25 anos ou mais de idade (Censo 2000), os investimentos com vistas à melhoria da educação no Estado não propiciaram avanços significativos com relação ao tempo médio de estudo da população negra, 3,7 anos de estudo,mantendo o mesmo distanciamento da população global do Estado (4,5 anos de estudo em 1992), quanto da média apresentada pela população branca, no mesmo período (5,7 anos de estudo).
Em relação ao analfabetismo, dados sobre o sistema escolar em Mato Grosso mostram que a população analfabeta majoritária está representada pelo segmento negro, demonstrando significativo contraste no modo como os...
tracking img