Resenha santo agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Santo Agostinho (354-430).

Aurélio Agostinho nasceu em 13 de novembro de 354 em uma cidade chamada Tagaste no norte da África.
Na época de Agostinho o cristianismo chegava aos seus quatrocentos anos e nunca considerada uma verdade inviolável e inquestionável, mesmo assim ele não foi cristão desde seu nascimento. Estudou em sua própria cidade e depois aos 17 anos se mudou para Catargo paracompletar seus estudos, mesmo não gostando de estudar e em sua juventude se encantou pela filosofia ao ler uma obra de Cícero.
Durante sua vida passou por várias religiões e seitas como os maniqueus que dividia o mundo entre o bem e o mal, trevas e luz, espírito e matéria e esses princípios eram absolutos para os indivíduos que seguiam essa seita.
Agostinho depois de experimentar o maniqueísmo adeixou. Ele não gostava e nem se interessava em ler a Bíblia pois a considerava vulgar. Ele se apaixonou e teve algumas paixões mundanas.
Seu pai Patrício tinha o sonho de que ele se tornasse professor de retórica em Catargo pois ganharia status, fama e dinheiro, porém seu pai não viu esse sonho se realizar porque morreu quando Agostinho tinha 20 anos. Ele se mudou para Roma contra a vontade de suamãe Mônica.
Quando Agostinho chegou a Roma e começou a lecionar se envolveu com outra seita que tinha como base os ensinamentos de Platão se envolvendo com o neoplatonista e se tornando adepto do ceticismo.
Agostinho só se rendeu ao cristianismo depois de se interessar e ser impactado pela palavra do apostolo Paulo. Sua mãe tinha o sonho de que ele se batizasse desde criança, pois ela eracristão, porém isso veio a ocorrer apenas quando ele completara 32 anos um pouco antes da morte de sua mãe Mônica. Depois da morte de sua mãe ele volta para sua cidade natal Tagaste e funda a comunidade monástica desistindo assim da carreira de professor e aos 36 anos se tornou vigário.
A fé segundo Agostinho é a razão que leva o homem a felicidade. Ele não abria mão de que a razão anda paralela e éauxiliar da fé, porém a racionalidade tem limites e não descartava completamente os pensamentos neoplatônicos que diziam que o ser humano tem parte com a natureza divina.
Agostinho nos leva a pensar no presente, mesmo seu livro sendo escrito a muitos anos dizendo que Deus é o Senhor e dono do tempo e nunca se acabará porque Ele é eterno e que compartilhamos o infinito com Deus vivendo nesse tempoeterno. Para chegarmos a Deus é preciso ir muito mais além dos sentidos e Ele é amante da verdade e nossa única esperança.
É relatado também alguns tipos de tentações que Agostinho enfrentava como: A concupiscência da carne, As tentações do paladar, As tentações do olfato, As tentações do ouvido, As tentações do olhar, As tentações da curiosidade, As tentações do orgulho, A tentação davanglória, O amor de si mesmo, coisas assim enfrentados por ele no decorrer de sua vida.
Agostinho encerra uma parte de seu livro revelando seu amor e paixão por Jesus Cristo.
Finalizando as Confissões de Agostinho ele analisa os dois primeiros versículos da Bíblia e diz que Deus é o único que tem todas as respostas para todas as coisas e essas respostas são sempre completas e verdadeiras como Ele éverdadeiro.






Santo Agostinho (354-430).

Aurélio Agostinho nasceu em 13 de novembro de 354 em uma cidade chamada Tagaste no norte da África.
Na época de Agostinho o cristianismo chegava aos seus quatrocentos anos e nunca considerada uma verdade inviolável e inquestionável, mesmo assim ele não foi cristão desde seu nascimento. Estudou em sua própria cidade e depois aos 17 anos se mudoupara Catargo para completar seus estudos, mesmo não gostando de estudar e em sua juventude se encantou pela filosofia ao ler uma obra de Cícero.
Durante sua vida passou por várias religiões e seitas como os maniqueus que dividia o mundo entre o bem e o mal, trevas e luz, espírito e matéria e esses princípios eram absolutos para os indivíduos que seguiam essa seita.
Agostinho depois de...
tracking img