Resenha qualitativo x quantitativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
aPesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão. Hartmut Günther2. Universidade de Brasília. Vol. 22 n. 2, pp. 201-210. Mai-Ago. 2006.

O artigo, Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão, aborda Autores como Flick, Von Kardorff e Steinke, que apresentam quatro bases teóricas a realidade social, o destaque na maneira processual e no pensamento, ascondições objetivas de vida tornam-se relevantes por meio de significados individuais, o caráter comunicativo da realidade social permite que o recompor do processo de construção das realidades sociais torne-se ponto de partida da pesquisa. Assim como eles esclarecem as doze características da pesquisa qualitativa. Já Mayring apresenta treze bases da pesquisa qualitativa. Chegando a cinco gruposde propriedades da pesquisa qualitativa que são características gerais, coleta de dados, objeto de estudo, interpretação dos resultados e generalização.

De acordo com Dilthey, Flick e cols marcam o prioritário da compreensão como princípio do conhecimento, estudando semelhanças complexas ao invés de esclarecer por meio do isolamento. A segunda característica é a construção da realidade. Apesquisa é entendida como uma ação individual de edificação. Eles asseguram que o descobrimento e a edificação de teorias são artifícios de estudo deste enfoque. A quarta característica da pesquisa qualitativa, segundo os autores, é que apesar da crescente importância de material visual, a pesquisa qualitativa é uma ciência fundamentada em textos. Alertando assim que a primeira destas quatrocaracterísticas pode ser analisada como um contraponto artificial. Mayring e Flick e cols avaliam o estudo de caso como o ponto de partida ou elemento eficaz da pesquisa qualitativa. Nas duas publicações ressalva o princípio da abertura, que demonstra no fato da pesquisa qualitativa ser distinta por uma presença de métodos e técnicas, ressaltando, assim, que o método deve se adaptar ao objeto de estudo.Tanto para Mayring quanto Flick e cols, enfatizam que o ponto de partida de um estudo seja centrado num problema, pois a distinção entre pesquisa básica e aplicada não resulta em bons resultados. Uma diferença entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa é à influência mútua entre o pesquisador e o objeto de estudo. Na pesquisa quantitativa, não se ouve o entrevistado após a coleta dedados. A generalização de resultados da pesquisa qualitativa passa por quatro dimensões. Na pesquisa quantitativa, uma modelo garantiria a possibilidade de uma generalização dos resultados. Contudo, este processo deve seguir regras, que não são iguais, mas específicas a cada circunstância. Desta maneira pode-se chegar a generalizações mais padrões. A diferença entre a pesquisa qualitativa e a pesquisaquantitativa se dá ao fato de que na pesquisa qualitativa há concordância da influência de crenças e valores sobre a teoria, sobre a escolha de assuntos de pesquisa, sobre o método e sobre a interpretação de resultados. Já na pesquisa quantitativa, crenças e valores pessoais não são considerados fontes de controle no método científico.

A primeira estratégia da pesquisa qualitativa sugere emrespectiva falta de controle de variáveis. Na segunda estratégia da pesquisa quantitativa, tenta-se obter um controle máximo sobre o contexto, inclusive determinando ambientes artificiais com o objetivo de diminuir ou eliminar a interferência de variáveis interferentes e irrelevantes. Desta maneira, limitar o número de variáveis numa pesquisa não sugere que as demais variáveis sejam consideradasincoerentes. Uma boa pesquisa sempre está aberta ao aparecimento de novas variáveis e a explicações alternativas do cenário considerado no início da investigação. O estudo de caso é uma verificação de um interesse de algum fato, e o estudo envolvendo um número significativo de fatos de um mesmo fenômeno, a partir do qual seria aceitável generalizar para outros fatos. Num estudo de caso é possível...
tracking img