Resenha Peres, M. B. & Holanda, A. F. (2003). A noção de angústia na prática clínica: aproximações entre o pensamento de Kierkegaard e a Gestalt-terapia.

589 palavras 3 páginas
Resenha Teorias e Técnicas Psicoterápicas II
Nome da aluna: Julia Corrêa Gomes
Referência: Peres, M. B. & Holanda, A. F. (2003). A noção de angústia na prática clínica: aproximações entre o pensamento de Kierkegaard e a Gestalt-terapia. Estudos e Pesquisa em Psicologia, 3(2), 97-118.

A Gestalt-terapia parte do principio que a experiência é privilegiada em relação à essência, desse modo, se dá a escolha-existencial que é fundamental para o ser humano e propicia os pontos centrais da Gestalt-terapia: liberdade, responsabilidade e escolha. Sendo assim o homem passa a ser um ser individual, singular e subjetivo, porém isto não é sinônimo de individualismo e sim de um ser individual capaz de se relacionar com o ambiente e aprender com a diferença e a partir disso pode aprimorar sua consciência de mundo e de si. E é nessa construção que o ser humano se torna responsável em cuidar-se e modificar-se. Com isso a noção de pessoa se da por: impermanente, constantemente renovada e relacional. A prática psicoterápica esta focada no aqui-e-agora, pois acredita-se nessa abordagem que o presente que explica o passado; além disso o principal objetivo da Gesltalt-terapia se dá no processo de awareness e no contato interpessoal, com o intuito de propiciar um individuo consciente de sua consciência com poder e responsabilidade pela própria vida. Dessa forma o papel do terapeuta é facilitar o processo de ampliação da consciência. E para conseguir esse objetivo é necessário considerar a importância do encontro cliente-terapeuta; a preponderância do presente sobre o passado e o futuro; e do “como” sobre o “por quê”.
Para que a mudança exista em psicoterapia são necessários a totalidade, consciência e contato. O contato propicia o encontro das diferenças, e este só se faz possível na relação. A fronteira deste contato precisa ser permeável o suficiente para permitir trocas, e firme o suficiente para manter sua autonomia. Dentro deste ciclo do contato Fatores de cura no qual

Relacionados