Resenha: os professores formadores e os saberes de orientação mediante ações tutorais.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do artigo: Os Professores formadores e os saberes de orientação mediante ações tutorais.
Aluno Feliciana Gonçalves de Oliveira


Azevedo, Maria Antonia Ramos; Andrade, Maria Fátima Ramosde. Os Professores formadores e os saberes de orientação mediante ações tutorais. Porto Alegre: Educação, 2010.


O artigo a ser resenhado é divido em 3 subtítulos, o primeiro relata sobre aimportância do estágio na formação do ensino e aprendizagem do discente em licenciatura e da atuação dos professores formadores. Ele coloca, que o estágio é um momento em que aluno tenha contato com arealidade no sistema educacional, podendo ter uma visão crítica e assim criar estratégicas para sua atuação na docência.
Já no segundo parágrafo, fala sobre os saberes que os professores tutores têmque ter diante dos discentes. O primeiro apontado é o dialógico e afetivo, que é a capacidade de interação entre professor e aluno estabelecida através do respeito e do ouvir, para ensinar o que énecessário ao discente. A autoformação e auto-organização são capacidade que visa a reflexão das atividades exercidas dentro do contexto em que estão envolvidas. A ação colaborativa exige que o professortenha habilidade de agregar parceiros tanto institucional como interinstitucional, em pro de estabelecer aliados que auxilie no processo de tutorias do educando. A capacidade técnico-científicos epedagógicos exige que o docente tenha conhecimento da sua área de atuação e consiga ensina-la, através de metodologia e práticas. Já os processos teórico-práticos da aprendizagem sobre docência, permiteque o professor formado potencialize os processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes.
A conclusão do estudo aponta para a importância dos professores tutores na formação dosfuturos docentes. E que estes, durante a sua orientação potencialize os saberes nas atividades de estágio, fazendo que os discentes sensibilizem e desenvolvas habilidades no processo emancipatório. Está...
tracking img