Resenha Os Bestializados

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2014
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 3° edição.

Autor da obra fragmentadamente analisada, José Murilo de Carvalho, é natural de Minas Gerais, nasceu em 1939. Tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de Stanford. Foi pesquisador visitador nas universidades de Londres, Oxford, Califórnia(Irvine) e Leiden (Holanda) e no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, na École de Hautes Études em Science Sociales.Atualmente é professor titular do departamento de História da UFRJ.Em 2004,foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Em Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi, dentro de um enfoque voltado para a prática utilizada pelo autor, chama atenção logo noprimeiro parágrafo a preocupação do mesmo em envolver o leitor para a delimitação de seu tema, demonstrando o enfoque em que deseja concentrar-se. No caso, uma visão que objetivava esmiuçar a relação estabelecida entre cidadania/povo/sistema político, dentro do recorte do momento de transição política do Império para a República. Não sem evidenciar o interesse em tentar entender que povo era este,qual seu imaginário político e qual sua prática política.2
Os posicionamentos iniciais de José Murilo fazem recordar historiadores como Michel de Certau, que em sua obra “A escrita da História” chega a explanar a importância do lugar social do historiador para a constituição da pesquisa historiográfica de cada um, pois a pesquisa é, inevitavelmente, submetida a imposições, ligada a privilégios,enraizada em particularidades3. O lugar social tem importância para o procedimento metodológico porque é em função dele que se escolhem metodologias, que se determinam interesses que permearam a pesquisa, quais fontes deveram ser analisadas, quais questões e propostas serão colocadas, como se dará a sistematização desse conhecimento. Peter Burke, em obra homônima a de Certau, ao criticar o paradigmada objetividade científica da História, faz afirmação em sentido semelhante a do autor anteriormente citado, que segundo o paradigma tradicional, a História é objetiva. A tarefa do historiador é apresentar aos leitores os fatos, dizer como eles realmente aconteceram, evitando então, como já ensinava Ranke, julgamentos, filosofias e subjetividades em seu texto. Ainda segundo Burke Hoje em dia, esteideal é [...] considerado irrealista. Não podemos evitar olhar o passado de um ponto de vista particular. Só percebemos o mundo através de uma estrutura de convenções, esquemas e estereótipos, em entrelaçamento que varia de uma cultura para outra4. José Murilo de Carvalho executa então uma pesquisa histórica bem engajada com seu lugar social, de doutor das Ciências Políticas. Essainterdisciplinaridade que acaba por criar ao tratar de um tema histórico a partir de uma visão que busca aliar a isso aspectos sociais e políticos ao tema enriquece sua obra.
O intento de pesquisar a partir do modelo de uma história “vista de baixo”, se preocupando com as vivências históricas do homem comum, aparentemente, determina as escolhas do autor. Para ele, o momento transitório do Império para aRepública é adequado para a análise a ser realizada, pois era a primeira mudança vultosa depois da independência e, principalmente, porque era a transição para um regime político que colocava o povo, seu ponto maior de estudo, no centro da atividade política. A justificativa de lugar dada por José Murilo também é cabível dentro dessa linha de pensamento, pois o Rio de Janeiro do fim do século XIX, lugaronde desenvolve sua pesquisa, era a capital político-administrativa do Brasil no período. Era onde se concentrava extenso número de habitantes (cerca de 500 mil), reunia condições extremamente favoráveis à fermentação da cidadania.
O texto, a escrita em si, é de fácil acesso e compreensão, fato que se justifica em parte pelas fontes utilizadas por José Murilo. Além dos tradicionais documentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: Os Bestializados
  • Resenha Os Bestializados
  • Resenha de os Bestializados
  • Resenha os bestializados, de josé murilo de carvalho
  • Resenha do livro "Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi"
  • Resenha dos texto Os Bestializados – O Rio de Janeiro e a Republica que não foi.
  • Os Bestializados
  • Os bestializados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!