Resenha MKT malhotra

398 palavras 2 páginas
Resenha do livro “Planos de Marketing”
Maria Clara Belloni Pereira - 6APM

O livro “Planos de Marketing” tem como proposta abordar de forma objetiva a análise e prática de um bom plano de marketing, compreendendo melhor seu mercado-alvo e ajudando a desenvolver uma série de estratégias de marketing. Devido a consumidores mais exigentes e em conjunto com as mudanças no ambiente de negócios, as cobranças sobre os profissionais desta área ficam maiores e eles precisam estar preparados para as novas tendências de mercado.
O objetivo do primeiro capítulo em específico é apontar as características e importância de um planejamento de marketing, mostrando passo a passo de cada etapa que é necessário seguir, para ter sucesso. O plano de marketing bem elaborado com foco e objetivo bem definido, propostas e atividades claras, pode melhorar muito o desempenho de uma empresa, sendo uma maneira de construir relacionamentos com os consumidores, determinando uma estratégia mais apropriada para passar a mensagem correta ao consumidor.
O capítulo mostra que o plano de marketing tem por finalidade orientar as estratégias da empresa, de forma a obter maior eficiência, eficácia e efetividade nas atividades de marketing. Este planejamento não é fácil nem simples, seu ciclo normalmente é de um ano, mas consequentemente os profissionais da área estarão mais bem equipados para lidar com as ameaças e oportunidades realizando-o. São abordados também os benefícios que o plano da, como: saber corretamente como a empresa está posicionada no mercado, quais os desejos dos consumidores - alvos, ter um feedback dos resultados e poder concertar os erros, se necessário. Durante o processo do planejamento é possível também encontrar alguns obstáculos, os profissionais precisam lidar com possíveis empecilhos, tais quais podem ser: dificuldades cognitivas, de recursos, organizacionais, processuais e de disponibilidade de dados. O autor passa como exemplo principais impedimentos para o

Relacionados

  • este aqui
    5659 palavras | 23 páginas
  • Marketing
    40766 palavras | 164 páginas
  • Fundeb
    68721 palavras | 275 páginas