Resenha max weber - 3 tipos puros de dominção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Os três tipos puro de dominação legal”
(Max Weber)
Há certos fundamentos bases para a obediência. O primeiro é o hábito e costume do homem em respeitá-los. O segundo, indivíduos que se tornamautoridades pelo carisma, atos heroicos, ou outras qualidades extraordinariamente respeitáveis. Ou também, a autoridade que se impõe através do estabelecimento de um estatuto legal e criação de regrasracionais que segue os deveres conforme estas leis, aceitas por parte do obediente por alguma razão que lhe é conveniente. Embora tais fundamentos sejam divergentes, eles só conseguem ser estáveis, sehouver uma legitimidade estabelecida. E o autor categoriza três tipos bases de legitimidade de dominação, as quais veremos adiante.
A dominação legal caracteriza-se pela burocracia, onde a dominação éregida por leis formalmente estipuladas. A “associação dominante”, como cita Weber, é fundada através de uma eleição. As funções de tal dominação (ou parte delas) são tidas como heterônoma eheterocéfala: quando são determinadas não por ela mesma, mas por interferência de outras associações feitas á ela. A obediência também está na hierarquia de cargos que vai desde os nomeados pelo senhor, até ossubalternos destes nomeados. Os funcionários desta associação devem atuar profissionalmente, sendo racionais e fiéis ás leis ali estabelecidas, e no caso de falha de tal lei, que eles tomem medidasracionais, visando somente o objetivo daquela lei que falhou. Este tipo de dominação está presente nas formas de governo atuais, e nas empresas capitalistas, uma vez que nessas empresas o regulamento éparcialmente regido pelo Estado, tornando-a heterônoma, e seu poder coercivo é geralmente, executado por quadros estatais, tornando-a heterocéfala.
O autor considera que assim como o Estado semodernizou por conta da moderna burocratização das empresas, assim também o capitalismo progrediu por conta de tal burocratização.
Tal burocracia, não é a única forma de dominação legal. Sempre, que a...
tracking img