Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A globalização torna o mercado cada vez mais exigente e competitivo, aumentando a complexidade nos negócios e criando novas oportunidades. Com isso, as empresas devem se adequar para atendê-lo. O avanço tecnológico e a busca constante de meios para ampliação das empresas fazem com que a abertura de capital para captação de recursos se torne normal, unindo a necessidade dasempresas aos interesses de investidores em oportunizar seus investimentos. Esses fatores contribuem para que as demonstrações financeiras passem a ter maior importância tendo que ser auditadas ou examinadas por um profissional independente e que possa emitir sua opinião sobre a veracidade e a qualidade das informações contidas nas demonstrações. Vejamos a seguir os tipos de auditoria e qual oseu impulso qualitativo da contabilidade.








































Auditoria como impulso qualitativo da contabilidade


A auditoria é uma técnica utilizada para mensurar a adequação e confiabilidade dos registros e das demonstrações contábeis. Consiste no exame de documentos, livros e registros financeiros de uma companhia, e temcomo propósito apurar a exatidão dos registros contábeis emitindo uma opinião sobre estes. Esta técnica vem sendo cada vez mais utilizada pelas companhias como meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles, proporcionando tranqüilidade para a administração e maior garantia para investidores e para a sociedade. A auditoria está deixando de ser apenas mais um instrumento criado pelaadministração para aumentar seu controle sobre o pessoal administrativo, sendo utilizada como forma de confirmação da eficiência dos controles uma vez que esta tem como objetivo certificar-se de que tal administração está sendo conduzida de acordo com o apresentado, assegurando maior exatidão dos custos e veracidade dos resultados, sendo de interesse dos investidores e titulares do patrimônio.A Auditoria é uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoas independentes da área auditada, visando a verificar a eficácia de um sistema implantado, no atingimento dos objetivos e padrões preestabelecidos, servindo como mecanismo de retroalimentação e aperfeiçoamento do próprio sistema.


A sociedade, envolvendo trabalhadores, investidores,enfim toda a população, relacionada direta ou indiretamente com as empresas, pode se beneficiar de um parecer emitido em uma auditoria, pois o mesmo dá credibilidade às demonstrações contábeis e assegura a veracidade das informações das quais dependerá tanto a tranqüilidade quanto a sanidade das empresas e a garantia de empregos ou de seus investimentos.


A auditoria realizada junto àárea contábil tem por objetivo identificar a adequação dos registros e procedimentos levados a efeito na empresa, a qualidade dos controles internos existentes, a observação das normas e regulamentos traçados pela administração, bem como a avaliação da correta aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, garantindo assim que os serviços contábeisda empresa estão sendo aplicados corretamente, detectando possíveis erros, e é isso que garante a qualidade da contabilidade da mesma.


A auditória é uma especialização voltada para testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial. Tornando-se um diferencial de segurança e qualidade dos registros. Testando, portanto a atividade da auditória é fundamentalmente crítica, testando suaatividade e cerceamento (cortar pela raiz/parar) as possibilidades de riscos e erros.


A ação da auditoria não pode se limitar àquilo que está registrado nos livros oficiais, mas também àquilo que pode ter sido omitido nos registros principais, lembrando que determinados dados podem ter sido omitidos propositalmente. Deve valer de todos os meios e provas que disperse para apurar a...
tracking img