Resenha: martuccelli, danilo. reflexões sobre a violência na condição moserna. tempo social. usp, são paulo, 11, p. 157-175, maio.1999.

1136 palavras 5 páginas
Universidade Estadual do Maranhão
Disciplina: Gênese do Estado moderno e formas contemporâneas de violência / Yuri Costa
Aluno: Romário Sampaio Basílio

Resenha: MARTUCCELLI, Danilo. Reflexões sobre a violência na condição moserna. Tempo Social. USP, São Paulo, 11, p. 157-175, maio.1999.

A leitura do texto de Danilo Martuccelli suscinta diversas discussões e, por que não dizer, sentimentos. Em relação as primeiras, alguns conceitos e categorias são interessantemente trabalhados e outros propostos; no que se refere ao segundo, lê-se o texto com uma produnda desconfiança de contato com uma tradução duvidosa. No entanto, proponho destacar algumas questões que julgo localizar nos debates sobre as formas contemporâneas de violência, mesmo que algumas delas, como explico no texto, não podem ser ladeadas de teor propositivo (quase um modo pós-moderno de escrever). O primeiro ‘resgate’ ou debate retomado pelo autor se refere ao que ele chama de perda do sentido ‘positivo’ que outrora se delegava às formas de violência (p.158). Essa ação se dá, segundo ele, num processo concomitante à diminuição da violência na modernidade e de certo sensibilismo da sociedade moderna. O fator que gera esse desdobramento, segundo ele, se liga a uma crise dentro dos modelos intelectuais tradicionais e que acabava por alocar a violência como um ato coletivo diretamente relacionado à legitimação da violência pelas lutas de classe, numa assertiva referente à violência como ‘voz’ do materialismo histórico-dialético. A crise desse paradigma acaba por levantar outras discussões, como as que condicionam a violência como fracasso de uma possível solução pacífica dos conflitos, sempre em referência a questões macros (p.159).
Dentro da tentativa de Martuccelli de explicar o progressivo aumento da consciência dos riscos e da violência, o autor registra que a capacidade de autorepresentação das sociedades modernas desdobra num realçamento da consciência do indivíduo sobre os riscos que a

Relacionados