Resenha: martix e realidade no contexto da gestão pública

674 palavras 3 páginas
MARTIX E REALIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO PÚBLICA

" O filósofo não inventa a realidade, mas interpreta a realidade em que vive. Ele eleva a um conceito o que é real. (...) O filósofo faz perguntas do tipo: o que é realidade? Como a realidade é? Porque a realidade é assim? Ele procura a essência, o significado e a origem do que quer conhecer. Essência é aquilo que torna uma coisa aquilo que ela é.(...)"
Neste contexto sorbre o que é realidade o filme praticamente começa com a pergunta "o que é Matrix?". O diálogo entre Trinity e Neo começa da seguinte maneira lhe dizendo: "- É a pergunta que nos impulsiona, Neo. Foi a pergunta que te trouxe aqui. Você conhece a pergunta assim como eu". E ele: "- O que é a Matrix?". Em seguida, a jovem conclui: "- Sim, a resposta está aí. Ela está à sua procura. E te encontrará se você desejar".
Qual relação desta passagem com a filosofia? Bem, a filosofia ocidental (o pensamento crítico) surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a. C., como uma alternativa ao mito (o pensamento ingênuo); ela começa através da pergunta "o que é a realidade"? De modo geral, naquela época, os filósofos pré-socráticos deram duas explicações. A escola jônica, que se importava mais com a observação da natureza (physis) - daí o surgimento da física e da cosmologia - respondeu que o real é a physis; já a escola eleática, que se importava mais com a abstração - daí o surgimento da metafísica e da ontologia - respondeu que o real é o ser (ontos). Destas considerações, aqui expostas de modo breve e lacunar, originaram as investigações filosófico-científicas posteriores.
Três máximas socráticas ilustram o modo como ele conduziu a sua existência: 1) "Conhece-te a ti mesmo"; 2) "Só sei que nada sei" e 3) "A vida sem reflexão não vale a pena ser vivida".
Na história de Sócrates, também tem um Oráculo, o Oráculo de Delfos, que disse para ele que o homem mais sábio de todos era ele mesmo. Todo mundo achava isso, menos o próprio Sócrates. Mais ou

Relacionados