Resenha livro o pagador de promessas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-Resenha -
O livro , ‘O pagador de promessas ‘ é uma obra contemporânea , escrita por Alfredo Dias Gomes, em 1959 apresentando várias adaptações . Possue páginas , estas , divididas em atos.Produzida pela Editora – Rio de Janeiro - no ano de ( ) com trinta e seis edições .
Alfredo Dias Gomes , foi um consagrado teatrólogo , escritor dramaturgo baiano e autorde novelas da televisão brasileira (19/10/1922-18/5/1999) . Entre suas peças teatrais, a mais célebre é O Pagador de Promessas (1959),que mais tarde serviu de tema ao filme de mesmo título . Entreseus sucessos na TV estão a novela O Bem Amado (1973) , Roque Santeiro (1985/1986), Bandeira 2 (1971), O Espigão (1974) e Saramandaia(1976).
A narrativa critica o exagero da fé de Zé e sua falta deconhecimento , com relação a religião , pois ele confunde duas santas : Iasan e Santa Bárbara , sendo este o motivo de seu impedimento de cumprir a promessa dentro da igreja . Há uma disputa deliderança, pois o padre por ser autoridade , proibiu-o de entrar na igreja e também os policiais por achar que Zé estava causando desordem e confusão. Por outro lado, cidadãos comuns e testemunhaspresentes , sentindo sensibilizados diante de tamanha injustiça, pagam a promessa por Zé, levando-o para dentro da igreja mesmo já morto.
O personagem Zé -do- Burro era um homem muito simples,que vivia junto `a sua mulher e um burro , o qual tinha muito apego . Certa vez , o animal se machucara com um galho que caíra de uma árvore ; e Zé ,muito preocupado de tal situação , faz umapromessa à Santa Bárbara, com a finalidade de curar seu burro querido . A promessa consistia em dividir suas terras entre os necessitados e carregar uma cruz pesada tanto quanto a de Jesus, e colocá-lano interior da igreja de Santa Bárbara. Mas , sua cidade não havia essa igreja , então ele vai em um candomblé , onde a Santa era conhecida por Iasan .
O humilde e inocente homem saiu do...
tracking img