Resenha Livro Os Descaminhos do Meio Ambiente de Carlos Walter Porto Gon alves

449 palavras 2 páginas
Livro: Os Descaminhos do Meio Ambiente de Carlos Walter Porto Gonçalves.
Resenha das Partes I, IV, V e VI: No livro retrata um movimento ecológico, analisando o histórico cultural e caracterizando o movimento político cultural. Mostra a construção de cada povo em seu território, conceito de natureza e suas relações sociais.
Cita as linhas de pensamento, no momento crítico da atualidade e denomina a “ideologia da crise” cheia de conflitos e contradições. Questiona também o papel da ciência e da técnica com o poder.
Propõe um conceito de revisão da razão, em que o conceito atual está associado á dominação ecológica e científica.
Há uma atenção especial para as ciências da natureza e do homem não se comunicarem, dificultando o tratamento ambiental, existe uma necessidade de organização entre ideias da razão e a razão técnico-cientifica.
Como referência de modelo de sociedade, as comunidades indígenas e as sociedades orientais tem uma relação harmônica com a natureza. Compreende que em nossa sociedade e cultura são do jeito que são porque o mundo onde vivemos tem referência as utopias “um lugar concreto num mundo onde não existe concretamente”. Onde nossa sociedade e cultura criam, inventa e determina a ideia do que seja a natureza. Onde neste sentido, o conceito de natureza não é natural, sendo criado pelos homens.
Na sociedade a natureza é definida por aquilo que se opõe a cultura, a cultura é tomada como o maior, o que controla a natureza. Tornando a revolução neolítica “a agricultura” o marco da história, onde o homem passou a coletar daquilo que a natureza naturalmente dá.
No conceito de natureza, faz no dia-a-dia as relações sociais, localizar de onde vêm a visão de natureza entre a sociedade e cada um nós.
A separação de homem-natureza, cultura-natureza e história-natureza são características marcantes do pensamento chamado mundo ocidental, filosofia encontrada na Grécia e Roma. Mas a oposição de homem-natureza está conciliada a história do ocidente, com

Relacionados