Resenha Hist Ria Da Uffs Divis O

8761 palavras 36 páginas
MIGRAÇÕES NO OESTE CATARINENSE:
HISTÓRIA E ELEMENTOS EXPLICATIVOS*
Pedro Assumpção Alves**
Lauro Francisco Mattei***

Palavras Chave: Migração; Oeste de Santa Catarina; Economia Regional;

Resumo:
O presente trabalho explora a interface entre economia e demografia. Esta tarefa é realizada através de reflexões sobre as relações causais que explicam o dinamismo demográfico no Oeste catarinense. Esta região se caracteriza por seu recente processo de ocupação, baseado sobre a peculiar distribuição minifundista de terras. Na relação entre agricultura familiar diversificada e agroindústrias processadoras desenvolveu-se um dos mais importantes complexos agroindustriais brasileiros, no entanto, nos últimos anos transformações no ambiente econômico regional resultaram em um processo de evasão populacional. Abordando temas que envolvem a história da ocupação, a evolução dos padrões de mobilidade deste grupo social e as transformações no dinamismo da base econômica regional, buscou-se apontar os principais determinantes do atual quadro demográfico que se desenrola nesta região.

*

Trabalho apresentado no XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Caxambú- MG
– Brasil, de 18 a 22 de setembro de 2006.
**
Bacharel em Economia pela UFSC, estudante de Mestrado em Demografia pela UNICAMP\NEPO.
***
Professor do Curso de Graduação e Mestrado em Economia da UFSC.

1

MIGRAÇÕES NO OESTE CATARINENSE:
HISTÓRIA E ELEMENTOS EXPLICATIVOS*
Pedro Assumpção Alves**
Lauro Francisco Mattei***
1- INTRODUÇÃO
O movimento de colonização da região Oeste de Santa Catarina foi intensificado somente a partir da década de 1940, sob um modelo fundiário de pequenas propriedades agrícolas. No primeiro momento, a ocupação esteve associada à exploração da madeira, cuja atividade extrativista deu os primeiros impulsos para a fixação de povoamentos na região.
Juntamente com a instalação de novos núcleos de ocupação foram sendo desenvolvidas atividades agropecuárias que, em um curto

Relacionados