Resenha - havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA COMPARATIVA:

Texto 1: Havaianas: com o mundo a seus pés

Texto 2: As emoções envolvidas na função social do produto como mecanismo de inovação em Design



AHavaianas através da percepção da perda de mercado mudou sua estratégia de posicionamento deixando de ser um produto voltado somente ao público baixa renda para atingir outros mercados demaior poder aquisitivo. Foi identificada no mercado a oportunidade de investir em tais públicos com o produto chinelo utilizando-se o apelo emocional com referências de brasilidade ecaracterísticas próprias dos brasileiros, agregando assim maior valor ao produto e proporcionando customização. Foi investido em marketing, propaganda e desenvolvimento de novascoleções com a “cara” do brasileiro.
A reformulação do produto visou quebrar o paradigma de que os chinelos de dedo eram itens de classes de menor renda e os constantes investimentos emdivulgação promoveram a marca e difundiram-na em outros mercados muito promissores, rendendo lucros antes inimagináveis. Atualmente a marca é forte e reconhecida entre os brasileiros etambém no exterior, onde o produto é muito valorizado, graças também a sua qualidade que nenhum outro concorrente consegue superar.
Percebemos o quanto o apelo emocional estético évalorizado pelos usuários/consumidores e a demanda em todos os setores da economia de produtos customizados só aumenta. O valor agregado que as marcas conseguem atribuir ao produtotransformando-o num símbolo de status torna-se um fator de competitividade dentro de um mercado saturado.
O chinelo sofreu poucas mudanças na sua estrutura (tala e solado), emcontrapartida, a carga emocional incorporada mostra que a adequação às necessidades e desejos do consumidor pode promover mudanças significativas e até mudar os rumos de uma organização.
tracking img