Resenha - gerhard schoenberner

1056 palavras 5 páginas
Qual o caráter do texto?

Trata-se do Primeiro capítulo da obra “A Estrela Amarela – A Perseguição dos Judeus na Europa (1933 – 1945)” de Gerhard Schoenberner intitulado “Na Alemanha de Hitler” que foi publicada em 1994.

1. Qual a idéia central do texto?

• A principal abordagem feita por Schoenberner no presente excerto gira em torno da questão do anti-semitismo e das políticas e práticas adotadas pelos nazistas.

• É interessante notar que o recorte histórico proposto pelo autor deixa claro que seu estudo estará calcado a partir de 1933, momento marcado pela ascensão política do NSDAP e de Adolf Hitler como Chanceler alemão.

• Dessa forma, estaremos aqui tratando de um anti-semitismo e de práticas e ações sociais contra os judeus que partem da oficialidade do partido nazista.

2. Qual é a estrutura do texto?

• O texto se inicia com uma breve intervenção do autor, na qual ele promove uma rápida contextualização e expõe de forma sucinta as medidas, os decretos e as ações anti-semitas adotadas entre os anos de 1933 – 1939. • É interessante ressaltar que essa breve introdução traz uma visão holística e cronológica dos fatos que levaram a uma progressiva radicalização das medidas adotadas. • Em seguida, o texto se estrutura a partir de uma série de documentos oficiais e extra-oficiais que foram produzidos no período histórico analisado. São eles:

1. “Uma redação escolar” de Janeiro de 1935 publicada pelo jornal Der Stürmer. 2. “As Leis de Nuremberg” – Lei de Cidadania do Reich e Lei para a proteção do sangue alemão e da honra alemã de 1935. 3. “E seu comentário” 4. “Uma carta ao leitor” de Janeiro de 1935 5. “A noite de cristal do Reich” 6. Série de fotografias e de curtas citações

4. Os detalhes das diferentes partes:

• O primeiro passo do autor no

Relacionados