Resenha filme o juri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Júri (título original “Runaway Jury” - 2003) Dirigido por Gary Fleder Adaptado da Obra “O Júri” de John Grisham O filme “O Júri”, baseado no livro de igual título de John Grisham, é um drama que relata a história da formação do Tribunal do Júri americano. Uma história instigante, de final surpreendente que nos faz questionar sobre a real capacidade dos jurados em decidir imparcialmente umacausa. Mostra como pode ser fácil, para alguém competente, manipular o júri a ponto de fazê-lo tomar essa ou aquela decisão. Não se trata, apenas, da manipulação feita pelos operadores da lei, mas principalmente daquela que pode correr nos bastidores, organizada por um dos componentes do próprio corpo do júri, ou seja, um dos jurados. Além de tudo isso, esclarece que existe toda uma técnica na escolhadas pessoas que farão parte de cada júri – técnica com a qual é fácil vencer, mesmo quando não se tem razão. A trama é iniciada pelo assassinato de um cidadão comum americano, um pai de família, morto em seu próprio local de trabalho. É este caso que dá início à batalha travada em um processo judicial - a viúva da vítima versus a indústria de armas. A viúva é representada por Wendell Rohr, umhonesto e idealista advogado, em que acredita ser a moralidade e ética o caminho certo para o sucesso da causa; na outra parte tem-se o importante papel desempenhado pelo experiente e renomado Rankin Fitch, um consultor de júri contratado pela indústria de armas e responsável por coordenar a equipe que vai fundo em todos os detalhes, incluindo uma super investigação sobre o perfil de cada candidato ajurado, com a finalidade de selecionar as pessoas que compõem um júri mais favorável para o seu cliente.

O Júri
Gênero: Suspense/Drama.
Atores: John Cusack, Gene Hackman, Dustin Hoffman e Raquel Weisz.
Diretor: Gary Fleder.
Idiomas: Português, Inglês e Espanhol.
Legendas: Português, Inglês e Espanhol.
Ano de produção: 2003.
País de produção: EUA.
Duração: 128 min.
Distribuição:Twentieth Century Fox.
Região: 4.
Áudio: Dolby Digital.
Vídeo: 16x9 Letterbox.
Cor: Colorido.
Censura: 14 anos.
Filme baseado no romance de John Grisham, autor de best sellers do gênero, que trata de um suspense tenso no confronto entre um consultor de júri (Gene Hackman), capaz de qualquer coisa para vencer, e um advogado que preza por sua consciência (Dustin Hoffman). Um dos escolhidos para sermembro do júri (John Cusack) e uma misteriosa mulher (Rachel Weisz) oferecem-se para "obter" o veredito certo para quem estiver disposto a pagar mais.
Apesar de se tratar de uma adaptação de uma obra com caráter de literatura de massa, a trama judicial é bastante bem elaborada e envolvente. Inicialmente tratava-se de um enredo que envolvia uma empresa de tabaco, porém após ter sido lançado OInformante, que tem como fio condutor o processo movido contra uma indústria de cigarros, foi alterada a história original passando a envolver uma fabricante de armas. Pode-se fazer uma ponte entre os dois filmes, já que independente da empresa que se deseja focalizar pode-se discutir o que há por trás da propaganda maciça de ambas: status e segurança. Há vários pontos interessantes no filme,principalmente para advogados e estudantes de direito, já que trata da obtenção do veredito desejado a partir da manipulação do júri. Usualmente, para quem não tem escrúpulos, a manipulação de testemunhas pode funcionar de forma idêntica. Trata-se de um recurso ilegal porém praticado por quem não tem a mínima ética profissional, moral ou consciência, e apenas deseja vencer a qualquer custo. A ética é,aliás, também um dos pontos fortes a serem discutidos, afinal até que ponto vale a pena buscar vencer sem se importar com as questões envolvidas em todo o processo? Ponto bastante forte também é a análise e manipulação psicológica dos envolvidos. Pequenos gestos, expressões, movimentos, dão todas as pistas quanto ao perfil psicólogico da pessoa. Observar atentamente as reações mínimas permite...
tracking img