Resenha filme o ano que meus pais saíram de férias

O ano que meus país saíram de férias

Direção: Cao Hamburger.
Elenco: Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Simone Spoladare, Eduardo Moreira, Caio Blat, Paulo Autran.
O filme o anoque meus pais saíram de férias, se passa na década de 70, época do regime militar, no ano da copa do mundo em que o Brasil é campeão. O protagonista se chama Mauro, um garoto que gosta bastante de jogarfutebol de botão, parece a princípio ser mais um filme brasileiro que retrata nossos problemas políticos, cotidiano histórico e social, só que foge um pouco dos outros filmes do gênero. O Brasil éretratado nesse filme pelo ponto de vista das pessoas que viveram em uma época que a ditadura militar, estava fortemente instaurada em nosso país.
Diferentemente de muitos filmes sobre o assunto quegeralmente focam muito a ditadura as atrocidades, ele retrata o cotidiano de uma criança que vê sua vida totalmente modificada a partir do momento que seus pais militantes políticos tem que fugirem paranão serem presos e por segurança deixa ele com o avô que por trágica coincidência morre no mesmo dia que a criança vai ficar com ele, enquanto seus pais supostamente viajam de férias.
Ao chegarà sua temporária casa ou definitiva que não fica muito explicito no filme o futuro do garoto ele se depara com uma realidade difícil ao saber que seu avô não o receberá da forma esperada, seus pais nãotem previsão para voltar e não conseguem entrar em contato, e vizinhos por compaixão dele, cuidam dele sem nem mesmo saber o destino dele.

E uma forma também de se pensar o tanto que a ditaduranão só por meios políticos e cruéis marcou varias pessoas como também houveram crianças nesta época que foram torturadas ou que nem a criança do filme sofreu uma pressão psicológica por estar alheio aoque se passa ao seu redor. Ele acaba então se aproximando de um velho judeu e de um grupo de garotos que moram no mesmo prédio, criando amizades, já que a única coisas que o distrai são o futebol e...