Resenha filme treinando para vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação através da prática esportiva:
missão impossível?


Mestranda pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte - GEPPE-USP
Psicóloga do equipe campeã paulista de futebol série A 1 - 2002 - Ituano

Ana Maria Capitanio
anacapitanio@uol.com.br
(Brasil)







Resumo
Os objetivosdeste artigo foram de levar o professor de educação física a refletir sobre sua prática e sobre a relação educação física e esporte.
O professor está consciente da importância de seu papel enquanto educador? Ele pode imaginar sobre as conseqüências que possam ter para a vida de seus alunos quando estes são excluídos dos times em competições por não apresentarem um “desempenho” que leve aequipe à vitória? Ele estaria contribuindo para uma vida adulta voltada a prática de atividades físicas ou a adultos sedentários?
A educação não se limita àquele ano escolar. Ela se prolonga pela vida de toda pessoa, deixando marcas boas ou ruins, somáticas ou psicológicas. A somáticas são visíveis, porém as psicológicas não.
Estas questões devem estar presentes durante a leitura deste afim se iniciar tais reflexões e meio que possam levar a transformação da educação física escolar.
Unitermos: Reflexão. Educação. Educação física. Esporte. Desenvolvimento humano.



http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 58 - Marzo de 2003

1 / 1

Introdução

Gadotti (1997), diz que educação é muito mais do que instrução, do que treinamentoou a simples repetição. A educação é eminentemente transformadora, deve se enraizar na cultura dos povos. A modernidade se caracteriza pela superficialidade das relações e pelo consumo imediato. Mas, a educação é um processo em longo prazo e precisa combater o imediatismo, o consumismo, se quiser contribuir para a transformação de uma sociedade. A educação para ser transformadora e libertadora,precisa construir entre educadores e educando uma verdadeira consciência histórica. E isso demanda tempo.

Os objetivos deste artigo são levar o professor de Educação Física a refletir sobre o seu papel enquanto Educador e a relação entre Educação Física e Esporte. As questões a seguir ajudarão a nortear este artigo:

É possível educar através de práticas esportivas?

O Professor deEducação Física tem definido com clareza sua prática? E Qual é essa Prática?

Seus objetivos estão claros e de acordo com sua metodologia.

Está claro para o professor o que há de comum e de incomum entre Educação Física e o Esporte?

Revisão bibliográfica

Borges (1992), relembra que a Educação Física Escolar esteve em diferentes momentos históricos respondendo a problemática e àsnecessidades impostas pelas sociedades em determinados momentos. Como exemplo, essa autora cita que no final do século XIX e no início do XX, a importância da Educação Física era pelo seu caráter higiênico.

Posteriormente, o ideal escolanovista e o novo perfil econômico brasileiro a Educação Física era importante para formar um futuro cidadão trabalhador, criando novos hábitos e tornando o corpodisciplinado, atitudes indispensáveis para a vida em sociedade urbano-industrial. Durante os anos 50/60 a expansão da rede pública, bem como a expansão da Educação Física sistematizada a uma parcela da população brasileira que começava, então, a freqüentar os bancos escolares, justificava-se em uma Educação Física voltada para o atendimento do aluno das classes populares, de forma que o discursopedagogicista do desenvolvimento da saúde e das habilidades fundamentais para a vida e formação de caráter do bom cidadão e pai de família, no aproveitamento sadio das suas horas de lazer ganhou corpo em nossa área, Guiraldelli (1988 cit. por Borges, 1992). Durante o período da didatura militar a Educação Física era justificada pela sua capacidade de ‘canalizar energias’, traçando novos padrões de...
tracking img