Parte quimica do petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:



Nome:
Turma:

Gov. Valadares 01 de Junho de 2011.
Sumario

TEMA: PARTE QUIMICA DO PETRÓLEO

1. Petróleo
2. Aplicações do petróleo alem dos combustíveis
3. Petróleo Bruto
4.1 Parafinas
4.2 Aromáticos
4.3 Naftenos ou Cicloalcanos
4.4 Alcenos
4.5 Dienos eAlcinos

4. Produtos Derivados do Petróleo bruto
5. O processo
6. Destilação Fracionada
7. Processamento Químico
8. Craqueamento
9. Reforma
10. Alquelação
11. Tratando e misturando as frações obtidas no refino de petróleo



1. O Petróleo

O petróleo, óleo de pedra, é uma mistura de hidrocarbonetos, rica em alcanos. Definido assim, não pareceser algo lá muito importante. Mas basta lembrar que nosso mundo é freqüentemente chamado de civilização do petróleo e que para garantir seu suprimento nações se dispõem a ir à guerra, para concluirmos que deve haver alguma coisa naqueles carbonos e hidrogênios que justifique tanto barulho.
Nem sempre foi assim. O petróleo é conhecido há milhares de anos nas regiões onde aflorava espontaneamentepara a superfície. Pelas suas propriedades era usado pelos povos antigos do Oriente Médio para calafetar construções, como lubrificante e como combustível para aplicações diversas. Alguns usavam o óleo até para aplicações medicinais.Por mais útil que fosse, jamais ocorreria aos mesopotâmios, egípcios ou persas que aquele líquido negro, grudento e mal cheiroso, poderia ter importância vital nodesenvolvimento e riqueza de seus países.
Hoje o petróleo responde por quase a metade de toda a energia gerada no mundo. Sem ele as usinas termoelétricas parariam de funcionar, deixando cidades às escuras. Veículos terrestres, navios e aviões ficariam parados, indústrias não produziriam nada e os habitantes dos países frios congelariam no inverno, sem o combustível da calefação doméstica.
2.Aplicações do petróleo além dos combustíveis
E não pára por aí. Além dos combustíveis e lubrificantes que saem direto das refinarias, a nafta é um dos derivados do petróleo é a matéria-prima básica da indústria petroquímica, de onde vêm os plásticos, resinas, solventes e outros produtos tão presentes em nosso cotidiano que fica difícil pensar a vida sem eles.
Sem o petróleo, a maioria dosmateriais sintéticos não existiriam. Roupas de poliéster e tênis de nylon teriam que voltar a ser feitos de algodão. Um mundo sem plásticos hoje seria um pesadelo.
Além do que, uma infinidade de processos industriais depende de insumos derivados do petróleo. Sem eles a indústria farmacêutica, por exemplo, não poderia fabricar uma série de medicamentos indispensáveis.
Para completar, tanques e aviões deguerra também são movidos a petróleo. Se falamos em nações dispostas a ir a guerra para garantir seus suprimentos de combustíveis é porque sem eles é impossível guerrear. Ironia mortal, mas verdadeira.
Mas afinal, o que tem aqueles tais alcanos a ver com tudo isto? Bem, os hidrocarbonetos que formam o petróleo são constituídos de cadeias orgânicas variadas, de diferentes tamanhos e formatos,conforme composição típica abaixo:
Parafinas normais | 14% |
Parafinas ramificadas | 16% |
Parafinas cíclicas (naftênicas) | 30% |
Aromáticos | 30% |
Resinas e asfaltenos | 10% |
| |
Parafinas é um outro nome para os alcanos, que são hidrocarbonetos formados por cadeias carbônicas saturadas. Só para lembrar, uma cadeia carbônica saturada é aquela que apresenta apenas ligações simples eonde todos os carbonos estão ligados a um átomo de hidrogênio. O alcano mais simples é a molécula de metano:
O metano é um hidrocarboneto alcano com apenas um átomo de carbono, mas os alcanos formadores do petróleo podem ter até 45 carbonos em suas cadeias. Esta composição diversificada permite que diferentes substâncias possam ser obtidas de uma única fonte, ainda relativamente barata e...
tracking img