Resenha filme "the wall" o muro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme  baseia-se na vida e história de um artista (Roger Waters) de uma banda (Pink Floyd) que se vê rodeado por um  “muro” e ao longo de seu percurso  explica como este surgiu e foi se consolidando na vida do mesmo. Além disso , evidencia a parcela de  contribuição/culpa que a própria sociedade  exerceu para que isto viesse a acontecer .As cenas do “Pink Floyd – The Wall” são acompanhadas porsolos de guitarra , vozes e gritos , além das letras das músicas, estes traduzem um certo ar de melancolia e ao mesmo tempo indignação por parte do personagem principal .

O drama do persongem , que no filme recebe o nome de Pink , inicia-se quando na  infância ele perde o seu pai na guerra , isto iria marcar pra sempre a sua vida . Em uma das cenas ele está no parque, sozinho, e encontra umsenhor que lhe parecia simpático e pede a ele para que o ponha em cima do brinquedo. Porém, o homem rejeita sua mão e o empurra para longe .Triste o menino senta no balanço ,sozinho , e observa as outras crianças brincando felizes com os seus pais . Em outra cena , ainda na infância , ele vê um soldado que provavelmente teria voltado da guerra Pink se aproxima dele e o toca nas costas  . Por umsegundo o homem olha-o e parece lhe dar atenção , mas a sua família chega para lhe abraçar e ele se vê novamente sozinho . Isto evidencia a falta da figura paterna que o personagem sentia . Esta cena nos leva a refletir em quantas crianças não sofreram com a perda de seus pais que foram cumprir o seu "papel de cidadão"  defendendo a pátria  " como um bravo heroi " e não voltaram para suas famílias .Guerra é o primeiro fator evidenciado como uma das barbáries do mundo em que vivemos e este seria provavelmente o primeiro e fundamental tijolo na construção do muro . Como consequência deste fato vem o superprotecionismo da mãe que na tentativa de suprir a ausência do pai exagera no cuidado com o filho o privando de escolhas fundamentais na construção do seu caráter e não o preparando paraenfrentar o mundo real .

Este não é um fato distante da nossa vida cotidiana é comum vermos filhos superprotegidos que não  tem a capacidade de fazer escolhas simples e recorrem aos pais para tudo , com isso os mesmos tem dificuldade de criar sua própria personalidade e não vêem as reais dificuldades que terão que enfrentar na sociedade. Os pais pensam que estão tomando a melhor decisão erroneamentepensam que sempre irá protege-los de tudo e de todos . Sendo assim , muitos destes filhos adquirem uma personalidade introvertida e tem grandes dificuldades de se comunicar aliás os pais não os preparam para ser independente mas sim dependente .

E assim , o muro ganha mais um tijolo . Em uma das músicas do filme ,"Mother, ele expressa a total dependência que tem em relação a sua mãe com asseguintes frases : "Mamãe vai sempre descobrir onde você esteve" , "Mamãe vai checar todas as suas namoradas pra você " e por fim estabelece a contribuição direta da mãe para construção do muro quando diz : " Mamãe vai te ajudar a construir o muro " . Quando ele fala da sua mãe ele também expressar que estas são as atitudes da maioria das mães e consequentemente faz uma crítica a isto .

Outrofator criticado no filme é a educação que neste caso é alienante e quer fazer com que os alunos criem uma única identidade , não permitindo a liberdade de expressão e pune aqueles que de certa forma fogem a estes padrões .Em uma das cenas o professor pega um papel das mãos de Pink  e começa a ler em voz alta para que os demais colegas ouçam e comecem a rir do garoto . É neste ponto que o termobullying começa a ser explorado .Com isso , torna-se perceptível o quanto o garoto sofria com isto . 

O bullying ao contrário do que muitos pensam sempre esteve presente no cotidiano escolar o que mudou foi a frequência com isto vem acontecendo e a forma mais violenta com que o mesmo é cometido .Este ocorre quando colegas começam a satirizar o outro por possuir dificuldades de relacionamento ,...
tracking img