Resenha filme Garota Interrompida

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
Estamos no ano de 1967, os Estados Unidos está em plena guerra do Vietnã, as mulheres não tem voz na sociedade, até mesmo o direito ao voto é negado, mas aos poucos, as "frágeis" mulheres começam a tomar frente as linhas de produções das industrias,e a provar o seu valor na sociedade.




É neste ambiente que se inicia a historia de Susanna Kaysen, uma Garota Interrompida, não somente pelaguerra, mas também por seu fatídico diagnóstico medico.

Apos tentar suicídio ingerindo 50 aspirinas, e o seu constante questionamento sobre a sua sanidade mental, Susanna é diagnosticada com transtorno de personalidade, e acaba internada em um hospital psiquiátrico, por livre e espontânea vontade.

"Fosse o mundo denso ou oco,ele só provocava minha negação. Quando era para estar acordada,eudormia;se devia falar,me calava;quando um prazer se oferecia a mim,eu o evitava.Minha fome,minha sede,minha solidão,o tédio e o medo, tudo isso era, sempre,uma arma apontada para meu inimigo,o mundo.É claro que o mundo não estava nem aí para esses sentimentos, eles me atormentavam,mas eu extraia uma satisfação mórbida do meu sofrimento.Ele confirmava minha existência."




Em um momento dahistoria, onde ser louco era apenas uma questão de ponto de vista, já que o mundo estava indo a loucura com a iminência da guerra, Susanna Kaysen passa a viver no hospital McLean, e é neste local completamente inusitado, que ela conhece o significado da palavra amizade. É ali que ela encontra Lisa,Cynthia,Polly e Geogina, todas diagnosticadas com algum tipo de transtorno e consideradas inaptas paraviver em sociedade.

Em um hospital psiquiátrico nos anos 60, o tratamento para os pacientes era o que hoje consideraríamos como crueldade, que consistiam em eletrochoques, hidroterapia (que nada mais é, do que a imersão do paciente em agua fria ou quente,no livro cita "enrolar o paciente nu em lenções umedecidos em agua gelada.) ,terapia, e é claro, uma quantidade imensa de remédios.Estar trancafiada no hospital é uma faca de dois gumes para Suzanna e suas amigas, se por um lado as mantinha seguras e longe do caos que se instalava no mundo, e de tudo que pudesse lhes ferir, era também uma prisão, um lugar isolado que as privava de uma vida normal , e que seria para sempre um estigma na vida de todas elas. Afinal, como poderiam se reintegrar a sociedade tendo em seu históricoa estadia em um hospital psiquiátrico?

"Em um estranho sentido, éramos livres.Tínhamos chegado ao fim da linha. Não tínhamos mais nada a perder.Nossa privacidade,nossa liberdade,nossa dignidade: tudo isso tinha acabado.Estávamos despidas até os ossos. Assim nuas, precisávamos de proteção,e o hospital nos protegia.É claro que primeiro nos desnudava,mas isso apenas reforçava sua obrigação denos dar abrigo."

Este é um livro autobiográfico, a autora é Susanna Kaysen, uma garota que passou 18 meses de sua vida internada no hospital McLean.

Neste livro podemos conhecer os medos ,anseios e o desespero de uma adolescente, que se questiona sobre a própria sanidade mental.

Os relatos detalhados da experiência que a autora viveu dentro da instituição é emocionante. Também temos adescrição técnica de vários transtornos de personalidade, principalmente com o qual ela foi diagnosticada: Personalidade limítrofe. O legal desta pesquisa que a autora fez é que o leitor descobre o motivo de varias problemas psicológicos, como a depressão. Ela também enfatiza a diferença entre o psicologo e psiquiatra, de uma forma bem popular, afirmando que o psiquiatra estuda o cérebro, e tem acerteza de que este orgão é a fonte dos problemas, e o psicologo estuda a mente, e aceita que ela é algo individual e único, e desenvolve transtornos por motivos variados, dependendo da pessoas.




Este o tipo de livro que faz o leitor pensar e refletir, não é o tipo de historia que você possa ler as pressas, pois a cada capitulo é uma situação diferente vivenciada por Susanna,que com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do filme a Garota Interrompida
  • Resumo do filme garota interrompida
  • Análise do filme: garota interrompida
  • ANALISE DO FILME GAROTA INTERROMPIDA
  • Filme: Garota Interrompida.
  • psicodiagnóstico da personagem do filme garota interrompida
  • Análise Psicologica do Filme Garota Interrompida
  • diagnostico psicologico do filme garota interrompida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!