RESENHA FILME DESPERTAR DE UMA VIDA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
No filme “Tempo de Despertar”, Robbie Williams e Robert De Niro contracenam em um hospital psiquiátrico onde os pacientes não são submetidos a quase nenhum tratamento devido à falta de informação dos profissionais a respeito da doença encefalite letárgica.
Os pacientes diagnosticados por essa doença, também chamada como doença do sono profundo ou doença de Von Economo, apresentam em seu quadrosonolência incontrolável e parkinsonismo pós-encefalítico causando assim danos irreparáveis ao cérebro impedindo o desenvolvimento normal do organismo.
Dessa forma os pacientes QUE enquadravam no diagnóstico acima não demonstravam qualquer tipo de interação social e dessa forma eram deixados de lado.
Com a chegada do Dr. Sayer (Robbie Williams) um médico que, embora tivesse sua prática voltadapara pesquisas, aceitou o desafio de trabalhar com esses pacientes.
Inconformado com a inércia dos outros médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde, Dr. Sayer inicia seu trabalho atendendo sua primeira paciente chamada Lucy, esta aparece sentada na cadeira de rodas sem qualquer manifestação de movimentação, mas quando Dr. Sayer vira para escrever seu diagnóstico ele percebe que apaciente está abaixada, no entanto, suas mãos seguravam seus óculos.
Através dessas observações que foram notadas reações de alguns pacientes após receber alguns estímulos como alguma música e/ou jogar algum objeto em sua direção.
Mesmo depois de apresentar tal descoberta a outros médicos do hospital Dr. Sayer fora tratado com bastante ceticismo uma vez que há uma clara resistência de grande partedos profissionais e familiares em aceitar uma nova modalidade de tratamento.
Bastante interessado no caso de Leonard Lowe (Robert De Niro) Dr. Sayer procura a Sra. Lowe, mãe de Leonard, e propõe a ela que o tratamento de seu filho seja feito a partir de uma nova droga sintética desenvolvida para o tratamento de Parkinson chamada L- Dopa, desenvolvida para sanar a carência da dopamina, umneurotransmissor liberado pelo cérebro que possui funções referentes ao movimento, memória e humor.
Diante a situação de Leonard como se não houvesse mais esperanças a mãe acata ao pedido do médico e lhe da uma autorização para ministrar tal tratamento.
Leonard é utilizado como modelo, pois o mesmo começa a ter uma vida social, se relacionando com outras pessoas dentro e fora do ambiente do hospitalpsiquiátrico.
Com as melhoras significativas de Leonard, todos os integrantes do hospital contribuem financeiramente para que todos os pacientes utilizem a medicação, então os outros pacientes começam a receber o medicamento L-DOPA e assim despertar desse sono profundo.
Buscando resgatar cada vez mais sua autonomia, Leonard começa a se revoltar, pois deseja ter uma vida social ativa,recusando-se a seguir com suas medicações e negando-se a ser acompanhado em suas saídas. Neste momento, Leonard começa a regredir, aumentando os momentos de crise tornando-se muitas vezes agressivo até retornar ao seu estado de “sono profundo”.
O efeito da droga foi positivo na maioria dos pacientes, porém dura pouco tempo, mas o suficiente para o médico descobrir que, atrás daqueles corpos aparentementevazios, continuava a existir seres humanos completos, com sentimentos, alegrias e paixões.





Após despertarem do sono profundo alguns pacientes não se reconhecem no espelho, com a aparência física totalmente modificada, a percepção de cada um estava bastante alterada e não coincidia com nenhuma lembrança outra ora havia ali um sentimento de estranheza não comum a pessoas que envelhecemnormalmente.
As alterações mentais foram notadas à medida que a droga L-DOPA era dada ao paciente Leonardo Lowe que depois de um tempo necessitava cada vez de dosagens maiores e a falta da droga proporcionava momentos de crise em que o personagem apresentava transtornos de humor como raiva, agressividade entre tantos outros.
Embora com o uso da L-DOPA os pacientes apresentem melhoras, porém como...
tracking img