Resenha - fil os mais espertos da sala - eron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENRON – OS MAIS ESPERTOS DA SALA

O filme começa com imagens do prédio da Enron e um narrador questiona as ações de um desconhecido. As cenas seguintes se passam após a falência da empresa e mostra testemunhos de pessoas envolvidas no escândalo e entrevistas de alguns funcionários da Enron, mostrando o drama vivido pelos envolvidos ativa ou passivamente neste escândalo. Em seguida, sãomostradas cenas após o julgamento dos responsáveis pelas fraudes e do suicídio de John Cliff Baxter, um dos grandes nomes da empresa, além de uma parte do testemunho de Jeff Skilling, o principal responsável pelo escândalo, que, declara-se inocente.

O documentário segue rico em detalhes das ações realizados pela diretoria e ao mesmo tempo intercala com entrevistas de analista econômicos e de mercado.Também de funcionários. É feito uma breve biografia de Ken Lay, o criador da Enron e amigo pessoal da família Bush e de um possível envolvimento do presidente dos EUA com o escândalo. Mostra de que forma as ações da empresa se valorizaram vertiginosamente em poucos anos, fazendo com que a Enron se tornar a 7ª empresa do EUA e uma das maiores do mundo na área de energia.

O filme define que omarco para a fraude desenvolvida pela Enron, foi a permissão que o orgão responsável do governo da regulamentação das empresas, de inovar o método de contabilidade, o que era conhecido como “mark to market”, método esse que permitiu a Enron contar ganhos projetados de contratos de energia a longo prazo como receita corrente. O filme evidência também a participação de várias pessoas nesse esquemaalém do mentor Jeff Skilling, como por exemplo: Ken Rice, Cliff Baxter e Lou Pai, sendo o último o responsável pela posteriormente fracassada EES (Enron Energy Services) e quem mais lucrou na empresa, apesar da falência e que no filme deixa no ar quem efetivamente era essa figura soturna Lou Pai. As práticas não-ortodoxas desenvolvidas por esses homens cada vez mais afundava a empresa e ao mesmotempo passava uma imagem de empresa das mais sólidas e inovadoras do EUA, no final do século XX e início do XXI.

Evidência as relações obscuras com empresas, bancos e consultoria, onde todos os envolvidos se beneficiavam com as fraudes da Enron e a participação efetiva desses grupos econômicos no esquema. Banco de investimento Merill Lynch, Deutsche Bank, CityBank e a consultoria Arthur Andersen,que após o escândalo faliu por total participação na fraude contábil.

O filme mostra a bolsa de valores de NY com a enorme valorização das ações, onde a Enron era o grande fenômeno, com valorização em progressão geométrica. Porém os consecutivos fracassos, levaram o lucro da companhia a quedas assustadoras. Mesmo assim os controladores ocultavam esses fatos através de sua contabilidadefictícia e um superinvestimento em publicidade, além de mudarem constantemente de mercado, até chegarem ao mercado desregulado da Califórnia. O ponto central nesse momento, contudo, é a falha dos analistas em perceberem a fraude que estava em operação. Também surge aí a figura de Andy Fastow.

Após a explosão da bolha especulativa, a Enron surgiu como a grande empresa para se investir, já que seuslucros, aparentemente, continuavam a subir graças a sua capacidade de inovação. Isso também ajudou a encobrir toda a trama que os empresários bolavam. Após uma análise mais atenta de um investidor, contudo, uma repórter começou a investigar o mistério que cercava a empresa e o criticar.

Na parte final do filme mostra a queda acentuada do valor da ações da Enron e conseqüentemente a incapacidadede ocultar o real estado da empresa e suas artimanhas e fictícios lucros. A descoberta por parte da vice-presidente da Enron, Sherron Watkins, onde escreva uma carta anônima para o presidente Ken Lay, afirmando o suposto envolvimento do Jeffrey Skilling nas fraudes, improbidades contábeis e outras ações ilegais. A partir daí a queda se torna um fato concreto. Skilling ao perceber o que...
tracking img