O pensamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o pensamento?
Algo carregado de um pensamento filosófico, complexo. Um campo muito vasto… um termo ambíguo. As primeiras abordagens do pensamento foram feitas pela filosofia. Cria-se uma confusão entre a lógica e a psicologia. O pensamento é uma questão de lógica. Kant define a lógica como uma ciência que trata de forma exaustiva e restrita, as leis do pensamento.
Só na segunda metadedo século XX é que se deixa esta psicologia restrita para uma psicologia centrada no sujeito e nos seus processos mentais. O pensamento é polimorfo – diversas qualidades e atividades.

O pensamento começa por uma questão:
Tem um objetivo?
NÃO - Entramos no âmbito do sonho.
SIM - Então temos um pensamento com objetivo, mas será que este é determinístico?
  
É determinístico?
SIM - Estamosna área do cálculo, já que cada passo que damos determina o passo seguinte. A maior parte do nosso pensamento situa-se no meio, numa zona intermédia
NÃO – Mas o pensamento tem um objetivo preciso?
 
Tem um objetivo preciso?
NÃO – Criatividade
SIM – Mas será que aumenta a informação semântica?
 
Aumenta a informação semântica?
SIM – Pensamento INDUTIVO (possui experiências que o leva atirar conclusões.)
NÃO – Pensamento DEDUTIVO (parte por hipóteses criadas de seu próprio repertório.)

Pensamento
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma e processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processossimilares incluem cognição, senciência, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e idéias revela justamente a vontade deste.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.
O principal veículo do processo de conscientização é opensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.
Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.
Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, "a essência dohomem é pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente".

Características
* O pensamento lógico se caracteriza por operar mediante conceitos e raciocínios.
* Existem padrões que possuem um começo no pensamento e criam um final, isso acontece em milésimos desegundos, por sua vez milhares de começos e finais fazem disso um pensamento lógico; este depende do ambiente externo e para estar em contato com ele dependemos dos cinco sentidos.
* O pensar sempre responde a uma motivação, que pode estar originada no ambiente natural, social, cultural ou no sujeito pensante.
* O pensar é uma resolução de problemas. A necessidade exige satisfação.
* Oprocesso de pensamento lógico sempre segue uma determinada direção. Esta direção vai em busca de uma conclusão ou da solução de um problema, não segue propriamente uma linha reta e sim um formato zigue-zague com avanços, paradas, rodeios, e até mesmo retrocessos.
* O processo de pensar se representa como uma totalidade coerente e organizada, no que diz respeito a seus diversos aspectos, modalidades,elementos e etapas.
* O pensamento é simplesmente a arte de ordenar as matemáticas e expressá-las através do sistema linguístico.
* As pessoas possuem uma tendência ao equilíbrio, uma espécie de impulso para o crescimento, a saúde e ao ajuste. Existem uma série de condições que impedem e bloqueiam esta tendência. O aprendizado de um conceito negativo de si mesmo é uma das condições...
tracking img