Resenha: estrutura de mercados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNA: Gabriela A. dos Santos
PERÍODO: 1º
DATA: 19/11/2012
IDÉIA CENTRAL: As Diversas estruturas de mercado e suas características
O numero de empresas que faz parte do mercado; otipo de produto comercializado (iguais x diferentes) e se há dificuldades para o ingresso de novas empresas no mercado. São as três características que diferem e determinam a estrutura dos mercados.TIPOS DE MERCADO
Concorrência perfeita: O mercado com grande número de vendedores tomadores de preço, ou seja, não influenciam no preço. São produtos homogêneos e não há barreiras para aentrada de novas empresas. Uma característica é a existência de lucros normais apenas que é a remuneração implícita do empresário.
O exemplo mais próximo, talvez, pode ser o mercadohortifrutigranjeiro. Contudo, na realidade não há o mercado de concorrência perfeita.
Monopólio: A partir se suas características, pode se dizer que este mercado é o oposto da concorrência perfeita. Pois,nele não há concorrência nem produtos substitutos. Portanto, os consumidores se sujeitam as condições estabelecidas pelos vendedores ou não fazem uso daquele produto.
Por ser única nomercado, este tipo de empresa determina o preço de equilíbrio de acordo com a capacidade de produção:
Se há aumento de oferta, há queda no preço; se tiver redução da oferta, haverá aumento no preço.Neste mercado a demanda tende a ser inelástica, pois mesmo que o preço se eleve, haverá uma queda indiferente no consumo, pois, o aumento do preço supera proporcionalmente a queda do consumo,gerando aumento na receita total da empresa. Porém, isso não significa que o monopolista poderá aumentar os preços indeterminadamente, se houver aumento de preço em excesso os consumidores deixarão deconsumir, tornando, assim, a demanda elástica.
Oligopólio: Caracteriza-se por sua estrutura, podendo ser um pequeno número de empresas no mercado, ex.: o automobilístico. Ou ainda, muitas...
tracking img