RESENHA ESTORGANIZAÇÕES

1226 palavras 5 páginas
RESENHA DO LIVRO SAFÁRI DE ESTRATÉGIA
“A ESCOLA CULTURAL: FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO COLETIVO”

SÃO LEOPOLDO
2013
O livro Safári de Estratégias tem como objetivo reunir as principais linhas de pensamento do que o autor denomina como sendo as 10 escolas principais relacionadas ao pensamento estratégico, transitando entre elas de forma a identificar suas vantagens e desvantagens, bem como o link possível entre ambas.
Com base nisto, o conteúdo nos permite identificar de que forma cada escola pode vir a contribuir na construção da estratégia de uma organização, onde é possível também identificar que de acordo com a característica de cada organização, é possível utilizar a abordagem de diferentes escolas na formulação de uma única estratégia.
O nosso grupo abordará com maior ênfase a Escola Cultural, com o intuito de sintetizar este capítulo, identificando as semelhanças, divergências, implicações na prática e critica para com as demais escolas.
Para Mintzberg (2000) a escola cultural é o espelho da escola do poder uma vez que na escola do poder foca no interesse próprio e em contrapartida a escola cultural focaliza no interesse comum, considerando a influência da cultura na estratégia e em alguns casos resistindo ativamente a mudanças estratégicas.
A cultura tem por vias refletir as interpretações de atividades, costumes, crenças e etc... adquiridas pelo homem através de um processo social. De acordo com Mintzberg (2000), quanto mais fechada a trama que une interpretações e atividades, mais enraizada é a cultura.
Goffee e Jones (1996) afirmam que o que mantém a empresa moderna unida é a cultura, traduzindo cultura como o resultado de como as pessoas de relacionam umas com as outras.
De acordo com as premissas da escola cultural citadas por Mintzberg (2000), a formulação da estratégia parte de um processo coletivo de interação baseado nas crenças comuns dos indivíduos, crenças estas adquiridas por um processo de

Relacionados

  • fichamento
    56540 palavras | 227 páginas
  • Feltran, gabriel de
    129707 palavras | 519 páginas
  • Política br
    199031 palavras | 797 páginas