Resenha escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escritores da Liberdade, dirigido por Richard Gravenese, é um filme dramático e proporcianalmente emocionante, que conta os desafios que Erin Gruell (Hillary Swank) enfrentou no início de suacarreira como professora de Literatura Inglesa para jovens negros e asiáticos na América.

Além de sofrer inicialmente objeção de seu pai e, posteriormente de seu marido em tentar reverter o quadro decompleto caos na sala 203, na qual preconceitos raciais e rivalidade entre gangues e predominavam, Erin sofreu também exaustiva oposição da diretoria da escola, do professor que lecionava para sériesmais avançadas, bem como pela diretoria do conselho Educacional.

Tais desafios pareciam mais um combustível pra a determinação de Erin, que utilizou um método consideravelmente eficaz com seus alunos,no qual foram incluídas atividades em grupo, com o objetivo de os alunos passarem a se conhecer melhor, e forte incentivo à leitura e à escrita.

A leitura do livro "O Diário de Anne Frank", paraos alunos, foi um fator relevante para que começassem a ter apreço pela leitura, e, como último projeto, já que Erin deixaria de lecionar aos alunos da sala 203 nos anos seguintes, a professora sugeriuque, a exemplo do livro "Diário de Anne Frank", os alunos escrevessem cada qual seu próprio diário, contando suas vidas, o que estumulou neles o prazer da escrita.

Mais tarde, com a junção detodos os diários, foi dada origem ao livro "Diário dos Escritores da Liberdade", livro este que foi posteriormente publicado.

O resultado desse belo trabalho pedagógico não poderia ser diferente: Erinrecebeu autorização para lecionar a séries mais avançadas, continuando assim, com a sua turma da sala 203 até a formatura, e, anos depois, foi autorizada a lecionar também a universitários.

Noentanto, o ponto principal da história vai além do que podemos considerar concreto ou palpável. Erin Gruell mudou vidas, conceitos individuais do que é certo e errado e, principalmente, aumentou a...
tracking img