Resenha: ensinando valores, criando um adulto admiravel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensinando valores – Criando um adulto admirável

Harriet Heath, Ph.D.

PRIMEIROS PENSAMENTOS

A autora inicia o livro dando ênfase a percepção das pessoas em relação aos valores que vão se perdendo da nossa cultura quando acontecem certos fatos e coloca a observação que cada um tem diferentes idéias sobre como as pessoas devem se comportar mesmo quando estimam a mesma coisa.

Harrietressalta então que viver segundo valores e ensiná-los é mais complicado do que muitos pensamos; menciona que todos os pais tem valores, alguns pensam neles, mas poucos os consideram quando lidam com situações do dia-a-dia; e incentiva os pais a usar sés valores como guias para a criação de seus filhos e decisões familiares em geral.

ESTE LIVRO É DIFERENTE

Aqui a autora faz menção a perspicazforma de pensar que identificar os nossos valores requer afirmando que nos ajudará a integrar nossos valores em família e passá-los aos filhos, mas para isso é preciso, reconhecer, compreender, vivenciar, transmitir os próprios valores e indiscutivelmente compreender os passos de desenvolvimento e o que uma criança precisa passar e ser capaz de fazer para viver segundo um valor.

VIVENDO COMVALORES

Os valores são transmitidos aos filhos de acordo com a forma que os pais respondem ao comportamento dos filhos e lidam com os eventos do dia-a-dia, desde os fatos mais simples ao mais complexos e delicados.

O QUE É UM VALOR?

Todos temos valores, princípios pelos quais escolhemos basear nossa comportamento. Há pessoas conscientes de seus valores e que podem afirmá-lo mas há tambémaquelas que nunca pararam para pensar sobre os valores que as guiam.

Todas as culturas tendem a enfatizar alguns valores em relação a outros.

COMO AS PESSOAS MOSTRAM SEUS VALORES

Segundo a autora, as pessoas demonstram seus valores a partir de suas ações,ao próximo e com tudo o que as rodeia. São as respostas que damos as atitudes das crianças, filhos e ate mesmo pessoas adultas é que refletemos nossos valores. No caso das crianças, são várias as respostas possíveis as situações conflitantes que podem ser vistas como algo a se lidar ou como uma oportunidade de ensinar seus valores, princípios de comportamento que considera importantes.

ENSINANDO VALORES

É preciso reunir informações sobre os valores que priorizamos para ajudar na integração das crianças na vida familiar. São osnossos valores que os nossos filhos aprendem e ensinar valores é um processo que acontece diariamente, mas para integrar seus valores na paternidade, é preciso que os pais saibam seus próprios valores e os apliquem para que as crianças também se sintam a vontade para seguir os passos dos pais, vivendo segundo valores e princípios.

ANALISANDO UM VALOR

É preciso que uma profunda analise sejafeita para pensarmos o que um valor realmente significa para nós, quais reconhecimentos e habilidades são precisos para que sejamos capazes de viver segundo ele e quais os passos de desenvolvimento estão no caminho da obtenção de capacidade para se fazer isso. Segundo Harriet, também inclui considerar a forma como outras características, necessidades, padrões temperamentais e estilo de aprendizagemafetam o ensino do valor.

É extremamente importante a analise a cerca de um valor, visto que pais que não são conscientes dos seus valores correm o risco de perderem oportunidades de ensinar aos filhos coisas de forma consistente.

QUAIS SÃO SEUS VALORES?

Valores podem ser guias para a vida, podem fornecer poderosos meios para influenciar crianças da forma que desejar que elas cresçam. Ospais raramente pensam sobre quais são seus valores e, também raramente, são questionados sobre isso.

SEU GUIA DE VALORES PESSOAIS

Pais e outras pessoas que querem basear a criação de seus filhos em valores devem saber o que esta envolvido no fato de viver segundo cada um deles: o que são e o que significam; quando o comportamento relevante aparece na criança; quais informações e habilidades...
tracking img